Skip to main content

page search

Library Políticas Públicas e Desigualdades Sociais e Territoriais em Moçambique

Políticas Públicas e Desigualdades Sociais e Territoriais em Moçambique

Políticas Públicas e Desigualdades Sociais e Territoriais em Moçambique

Resource information

Date of publication
June 2016
Resource Language
Pages
37

As desigualdades de desenvolvimento e suas dinâmicas possuem razões políticas, económicas e sociais de longa duração. Estes factores influenciam os percursos históricos sobre as quais as políticas económicas e os poderes políticos procuram influenciar conjunturalmente sem que, na maioria dos casos, sejam efectivas mudanças fundamentais nas sociedades.
As desigualdades sociais e territoriais têm implicações sobre a estrutura e as dinâmicas do crescimento/desenvolvimento económico, sobre a estabilidade política e social e sobre a sustentabilidade ambiental, entre outros aspectos.
Em muitas sociedades com diferentes níveis de desenvolvimento assiste-se a processos de concentração da riqueza e, consequentemente, a um aumento das desigualdades sociais e a um empobrecimento dos grupos sociais de renda baixa e média. O fenómeno da globalização e da financiarização das economias, o crescimento e concentração da base produtiva e redução da concorrência, seja por via da monopolização das economias/mercados, como devido às políticas económicas cada vez mais neoliberais, reproduzem as desigualdades sociais e entre espaços. Acrescentam-se os períodos das crises económicas mais prolongados e de menor espaço temporal das fases cíclicas, afectando com maior profundidade as economias mais vulneráveis às comoções da economia e dos mercados mundiais.
Paralelamente assiste-se a perdas de democraticidade e reforço do autoritarismo, de falta de transparência na gestão pública e da corrupção.

Share on RLBI navigator
NO