A conferência bienal de pesquisa de gênero do CGIAR de 2025 será realizada de 7 a 9 de outubro de 2025 na Cidade do Cabo, África do Sul. O tema da conferência é “Acelerando a igualdade nos sistemas alimentares, da terra e da água:Impulsionando soluções por meio de evidências e aprendizado”.
A chamada para resumos e a inscrição antecipada estão abertas na página da conferência na Internet.
O ano de 2025 marca o início dos últimos cinco anos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos ODSs. A realização do ODS 5 - igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas - parece fora de alcance até 2030. No entanto, maior igualdade e inclusão de gênero são essenciais para atingir todos os outros ODSs.
As policrises da COVID-19, as mudanças climáticas, os conflitos e as crises alimentares não apenas interromperam, mas, em muitos casos, reverteram o progresso em direção à igualdade de gênero. Nos sistemas agroalimentares, as relações sociais e de gênero desiguais prejudicam as respostas a essas crises e dificultam a resiliência das comunidades e paisagens rurais. Uma estimativa de 2023 sugere que são necessários mais US$ 360 bilhões por ano para alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres até 2030.
A conferência internacional "Accelerating Equality in Food, Land, and Water Systems: Driving solutions through Evidence and Learning" (Acelerando a igualdade nos sistemas alimentares, da terra e da água: soluções por meio de evidências e aprendizado)segue a tradição das conferências bienais CGIAR GENDER. Ela reunirá pesquisadores e pesquisadoras de várias organizações (acadêmicas, NARES, ONGs e OSCs) e utilizadores do conhecimento (formuladores de políticas, profissionais, agentes do setor privado, comunidades locais e indígenas e outros) que trabalham para criar inovações e gerar evidências para transformar os sistemas alimentares.