Overslaan en naar de inhoud gaan

page search

News & Events Centro Terra Viva (CTV) Distribui Fruteiras ás Comunidades Locais em Iniciativa de Mitigação dos efeitos das Mudanças Climáticas
Centro Terra Viva (CTV) Distribui Fruteiras ás Comunidades Locais em Iniciativa de Mitigação dos efeitos das Mudanças Climáticas
Centro Terra Viva (CTV) Distribui Fruteiras ás Comunidades Locais em Iniciativa de Mitigação dos efeitos das Mudanças Climáticas
Foto: ICA/Flickr (CC BY-NC-ND 2.0)
Foto: ICA/Flickr (CC BY-NC-ND 2.0)

Por Centro Terra Viva

Foto: ICBA/Flickr (CC BY-NC-ND 2.0)

O CTV distribuiu, nos dias de ontem e hoje, 1698 fruteiras as seis comunidades dos distritos de Matutuine e Moamba, na Província de Maputo. Esta actividade faz parte do projeto de engajamento de jovens e mulheres nas iniciativas de mitigação dos impactos das mudanças climáticas, por meio da implementação de acções de sequestro de carbono e boas práticas ambientais.

Os beneficiários incluem membros das comunidades de Mabilibili, Fábrica de Cal e Macassane, em Moamba, totalizando 1030 famílias que receberam mudas de mangueiras e laranjeiras, preparadas para se reproduzirem em um curto período de tempo. No distrito de Matutuine, as comunidades de Ligongolo, Mahungo e Gavaza foram contempladas com 668 mudas, das mesmas espécies.

Os beneficiários contarão com a assistência de extensionistas vinculados aos Serviços Distritais de Actividades Económicas, que inicialmente tiveram a missão de avaliação dos solos e da viabilidade das fruteiras selecionadas. Além disso, as mesmas comunidades possuem paralegais capacitados e também disponíveis para apoiar as comunidades, na promoção de acções voltadas para a preservação ambiental e a gestão sustentável da terra.

A actividade foi realizada em celebração ao Dia Mundial da Floresta, comemorado a 21 de março, sob o lema “Florestas e Alimentos”, que enfatiza a importância da segurança alimentar, nutrição e meios de subsistência. Neste contexto, as comunidades não apenas contribuirão para o sequestro de carbono, mas também poderão produzir frutas para consumo próprio. É importante ressaltar que uma parte significativa dos membros das comunidades beneficiadas não possuía fruteiras em suas propriedades devido ao mito segundo o qual a pessoa que plantou iria morrer assim que nascerem frutos.

A cerimónia de entrega das fruteiras contou com a presença de representantes dos Serviços Provinciais do Ambiente e das autoridades governamentais locais, incluindo os Chefes das Localidades. As autoridades públicas elogiaram a iniciativa do CTV e destacaram a importância de continuar a consciencializar as comunidades sobre a necessidade de uma postura proativa em relação ao meio ambiente, especialmente sobre as mudanças climáticas. Em resposta, as comunidades expressaram a sua satisfação pela oportunidade recebida e comprometeram-se a cuidar das plantas transmitindo as práticas e saberes aos mais novos.

O projecto e implementado com o financiamento pela Global Alliance for Green and Gender Action (GAGGA).