Guinea-Bissau

ISO3
GNB
Coming soon
24 April 2017 to 12 May 2017
Facilitators
Joana Rocha Dias
Henrique Pires dos Santos

 

wordcloud

 

Anúncio 1.2

 

21 April 2017

O Presidente guineense, José Mário Vaz, avisou hoje que deu ordens ao ministro da Agricultura para expropriar campos agrícolas às pessoas que não os querem trabalhar e dá-los a quem os cultive.

"Vou avisar aos que têm bolanhas (campos de cultivo de arroz), mas que não querem trabalhar, que esses lugares lhes serão retirados para dar a quem os quer lavrar", disse José Mário Vaz, num comício popular na localidade de Ingoré, no norte do país, junto à fronteira com o Senegal.

12 April 2017

Os camponeses, pescadores, pastores e outras pessoas que trabalham em áreas rurais produzem a maioria da comida saudável e diversa que comemos todos os dias. Na Europa e em todo o mundo, desempenham um papel central para assegurar a soberania alimentar das nossas comunidades e a resiliência do nosso sistema alimentar face às alterações climáticas. Contudo, as pequenas propriedades estão a desaparecer rapidamente e a agricultura camponesa está sob ameaça devido à expansão da agricultura industrial, à acumulação de terras e ao desmantelamento do apoio público.

11 April 2017

A Guiné-Bissau pode começar a beneficiar da energia elétrica da barragem de Kaleta a partir de setembro de 2018, revelou, no dia 5 deste mês, o alto comissário da Organização para o Aproveitamento do Rio Gâmbia (OMVG), à saída de uma audiência com o Presidente José Mário Vaz.

7 April 2017

O Gabinete Integrado das Nações Unidas para Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (Uniogbis) está preocupado com a persistência do corte da floresta guineense, mesmo perante medidas anunciadas pelo Governo, segundo uma nota publicada no sítio da instituição na Internet.

A nota cita depoimentos de vários responsáveis pela conservação dos recursos naturais, segundo os quais a desflorestação continua na Guiné-Bissau mesmo com a moratória de cinco anos decretada pelo Governo em 2015.

5 April 2017

As ONGs italiana, LVIA e a guineense,Pillil Alil lancam no proximo sabado em Pecixe o Projecto de desenvolvimento daquela ilha, visando a melhoria da qualidade de vida da população local.



 

Foto: Fulgêncio Mendes Borges
16 March 2017

O Governo, através do Ministério da Agricultura, Floresta e Pecuária, em parceria com a FAO, o PAM e a sociedade civil, validaram no dia 13 de março os resultados do Seguimento da Segurança Alimentar e Nutricional (SISSAN), efetuado em dezembro de 2016, apoiado pela União Europeia.

Autor: Humberto Lopes



De Bissau a Cacheu e ao seu labirinto de tarrafes, de Mansoa a Bafatá e a Gabu, terra de um antigo reino mandinga, de Bambadinca a Buba e ao seu vasto rio, de Quebo a Jemberem, no coração das grandes florestas do sul, de Bolama a Bubaque, no paraíso dos Bijagós. Uma viagem por um país que os mapas não explicam.