Guinea-Bissau

ISO3
GNB
wordcloud

Ciclo de Debates sobre o Pacto pela Melhoria da Governança da Terra na CPLP

 

Anúncio 1.2

 

Foto: Fulgêncio Mendes Borges

Governo valida resultados do seguimento da segurança alimentar (Guiné)

Thursday, March 16, 2017

O Governo, através do Ministério da Agricultura, Floresta e Pecuária, em parceria com a FAO, o PAM e a sociedade civil, validaram no dia 13 de março os resultados do Seguimento da Segurança Alimentar e Nutricional (SISSAN), efetuado em dezembro de 2016, apoiado pela União Europeia.

Um país que não cabe no mapa (Guiné-Bissau)

Autor: Humberto Lopes



De Bissau a Cacheu e ao seu labirinto de tarrafes, de Mansoa a Bafatá e a Gabu, terra de um antigo reino mandinga, de Bambadinca a Buba e ao seu vasto rio, de Quebo a Jemberem, no coração das grandes florestas do sul, de Bolama a Bubaque, no paraíso dos Bijagós. Uma viagem por um país que os mapas não explicam.

Carta Aberta à comunidade internacional sobre ameaça ao Parque Nacional de Cufada (Guiné Bissau)

Carta aberta às Autoridades Nacionais competentes, aos Parceiros de Desenvolvimento da Guiné-Bissau e à Comunidade Internacional sobre um projeto que ameaça o Parque Natural das Lagoas de Cufada

População de Jugudul confirma apoio à empresa chinesa de energia de biomassa (Guiné)

Monday, February 27, 2017

Os empresários chineses que vão investir no domínio da produção de energia de biomassa na Guiné-Bissau, estiveram reunidos, no passado sábado, em Jugudul com a população daquela zona para confirmarem a possibilidade da obtenção da terra para a lavoura de cereais.

À semelhança da povoação de Gã-Mamudu, os populares da área administrativa de Jugudul confirmaram a delegação chefiada por Li Xugung que existem muitas bolanhas na zona e para o bem do projeto estão dispostos a cede-las para o funcionamento da central de biomassa que será instalada na aldeia de Jugudul.

Resultados do Programa UE-PAANE 2011-2016 (Guiné-Bissau)

Also available in

O presente documento apresenta um resumo dos principais resultados do Programa de Apoio aos Atores Não Estatais (UE-PAANE) “Nô Pintcha Pa Dizinvolvimentu” financiado integramente pela União Europeia e implementado na República da Guiné Bissau, entre 2011 e 2016, pelo consórcio do qual faz parte a Organização Não Governamental (ONG) portuguesa Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e a empresa portuguesa CESO CI Internacional SA (CESO CI).

Resource information

February 2017

"As lutas das mulheres rurais pelo acesso à terra e outros recursos naturais nos países de língua portuguesa”

6 March 2017 to 27 March 2017
Facilitators
Valdisleia Oliveira

Os países da CPLP (Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) enfrentam sérios e distintos desafios no que respeita o acesso, a posse e a governança da terra. Para além das acentuadas desigualdades sociais, culturais e económicas, o acesso e o controlo sobre a terra e outros recursos naturais por parte dos pequenos produtores estão ainda muito condicionados na maioria destes países.

Open

Parque natural guineense é ameaçado por central termoelétrica (Guiné)

Monday, February 13, 2017

Guineenses radicados em Portugal exigem fim das obras que colocam em risco biodiversidade das Lagoas de Cufada, a maior reserva de água doce do país. Governo diz que construção vai avançar.

A maioria dos guineenses radicados em Portugal não quer ver erguida uma projetada central termoelétrica dentro da área protegida do Parque Natural das Lagoas de Cufada, situado na região de Quinará, no sul da Guiné-Bissau.

Seco Baldé Vieira

Técnicos ambientais validam textos jurídicos que orientam o setor (Guiné-Bissau)

Thursday, February 9, 2017

Peritos ambientais de diferentes instituições ligadas ao setor do ambiente, turismo e recursos naturais validaram, entre os dias 6 e 7 do mês em curso, os textos jurídicos de regulamentação ambiental, num ateliê promovido pelo Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O projeto enquadra-se no âmbito das atividades do reforço de capacidades e de envolvimento civil e político na gestão dos recursos naturais financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.