CPLP countries

Closed
24 April 2017 to 12 May 2017
Facilitators
Joana Rocha Dias
Henrique Pires dos Santos

 

wordcloud

 

Anúncio 1.2

 

12 April 2017

Os camponeses, pescadores, pastores e outras pessoas que trabalham em áreas rurais produzem a maioria da comida saudável e diversa que comemos todos os dias. Na Europa e em todo o mundo, desempenham um papel central para assegurar a soberania alimentar das nossas comunidades e a resiliência do nosso sistema alimentar face às alterações climáticas. Contudo, as pequenas propriedades estão a desaparecer rapidamente e a agricultura camponesa está sob ameaça devido à expansão da agricultura industrial, à acumulação de terras e ao desmantelamento do apoio público.

Closed
6 March 2017 to 27 March 2017
Facilitators
Joana Rocha Dias

Os países da CPLP (Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) enfrentam sérios e distintos desafios no que respeita o acesso, a posse e a governança da terra. Para além das acentuadas desigualdades sociais, culturais e económicas, o acesso e o controlo sobre a terra e outros recursos naturais por parte dos pequenos produtores estão ainda muito condicionados na maioria destes países.

15 July 2017 to 21 July 2017

Location

São Tomé e Príncipe Região Autónoma do Príncipe
United States
US

O programa do IV Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa dá continuidade à metodologia dos congressos anteriores, contribuindo para a formulação de políticas públicas que ajudem ao fortalecimento da educação ambiental nos países Lusófonos e Galiza. Este espaço tem como objetivos específicos:

Manuals & Guidelines
February 2017



O kit pedagógico “Governação comunitária de florestas para crianças” destina-se a todos os compartes, profissionais, investigadores, professores e educadores envolvidos com as florestas comunitárias e que queiram abordar a governação comunitária de recursos naturais e a educação para a cidadania democrática com crianças e jovens. Procurando responder aos desafios atuais da governação comunitária de florestas, apresenta-se um modelo pedagógico que pretende apoiar a criação de Escolas de Verão para as florestas comunitárias.

TropiKMan PhD

Fonte: SKAN

Autora: Teresa Vaz

Publicado a 20/12/2016 às 17:50

Está aberto concurso para a atribuição de 9 bolsas de doutoramento FCT, no programa Tropical Knowledge and Management. Este programa é acolhido pela Nova SBE e oferecido em consórcio por duas universidades portuguesas e quatro africanas. Conta com o apoio institucional da CPLP.

Fonte: https://iictcooperacao.wordpress.com/2016/12/06/tropikman-phd-2017-18-concurso-aberto/


28 November 2016 to 29 November 2016

Location

AIDA - ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DO DISTRITO DE AVEIRO
R. da Boavista - Zona Ind. de Taboeira - Alagoas
3800 - 115 Aveiro
Portugal
PT

No próximo dia 29 de novembro, pelas 16 horas, realiza-se o Seminário ‘Internacionalizar em Português’, promovido pela AIDA - Associação Industrial do Distrito de Aveiro, em parceria com a ANEME – Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Eletromecânicas.

Este evento, a ter lugar nas instalações da AIDA, será realizado no âmbito do Projeto ‘Internacionalizar em Português’”, apresentado ao COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - Sistema de Apoio a Ações Coletivas, cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.