Brazil

ISO3: 
BRA
Open
24 April 2017 to 12 May 2017
Facilitators
Joana Rocha Dias
Henrique Pires dos Santos

 

wordcloud

 

Anúncio 1.2

 

Indígenas Tapeba reivindicam terras na Grande Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares)
1 May 2017

Indígenas Tapeba receberam ordem de despejo de terra em Caucaia, na Grande Fortaleza.

A Defensoria Pública da União (DPU) encaminhou à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), sediada em Washington (EUA), um pedido de medidas que possam evitar o despejo de indígenas da etnia Tapeba, que vivem em Caucaia, na Grande Fortaleza.

28 April 2017

Demandantes e ofertantes de alimentos se encontram nesta quinta-feira (27), em Pernambuco, para o  Simpósio de Compras de Alimentos  da Agricultura Familiar para Atendimento de Órgãos Públicos do Nordeste.  O evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, onde estão expostos  produtos e alimentos provenientes da agricultura familiar. O Simpósio cumpre as determinações do decreto nº 8473/2015, que prevê a aquisição de pelo menos 30% de alimentos de agricultura familiar pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

Sônia Guajajara, da APIB, participa do início das atividades do Acampamento Terra Livre. Foto: Mobilização Nacional Indígena
27 April 2017

Mulheres indígenas que participam do XIII Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília, reunirão-se na noite desta terça-feira (25) para uma plenária sobre direitos e igualdade de gênero. Entre os temas previstos no debate, estão o acesso à saúde, participação política, violência e empoderamento feminino. Encontro faz parte da programação oficial do ATL.

Pesquisa aponta que entre agosto de 2016 e março de 2017, Acre desmatou 22 km² de área da Amazônia Legal (Foto: Reprodução/Imazon)
27 April 2017

Segundo o estado, dados do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélite (Prodes), que são utilizados para monitoramento do desmatamento no estado, indicam uma redução de aproximadamente 50% nos últimos 10 anos.

Journal Articles & Books
April 2015

Novas intervenções na cadeia de fornecimento no setor de carne bovina no Brasil oferecem a promessa de reduzir o desmatamento vindo da expansão da agricultura comercial, à medida que multinacionais tem concordado em desistir de comprar de fazendas com desmatamento recente. Analisamos os acordos de desmatamento zero assinados pelos principais frigoríficos no Estado do Pará, na Amazônia Brasileira, usando dados de propriedades componentes das cadeias de fornecimento de carne bovina.