Land & Food Security

Land and Food

Food security exists when all people, at all times, have physical and economic access to sufficient, safe and nutritious food to meet their dietary needs and foodpreferences for an active and healthy life.

Source: FAO

Fotografia: Edições Novembro

Agricultura familiar defendida no Cunene (Angola)

Wednesday, March 29, 2017

A criação de lavras familiares e comunitárias, como mecanismo viável para o aumento rápido da produção e combate à pobreza nas famílias, foi defendida ontem na localidade de Oshimbangu, comuna do Evale, município do Cuanhama, pelo governador do Cunene.

 

Ao falar num encontro com a população daquela localidade, Kundi Paihama realçou que a agricultura familiar representa uma das vias sustentáveis para a diversificação da economia nacional, que não pode viver apenas de petróleo e diamantes.

Seminário de Inovação na Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul (Brasil)

Wednesday, March 29, 2017

Começa hoje (28) e vai até o dia 30 de março o Seminário de Inovação na Agricultura Familiar no Brasil, uma ação inédita no país, organizada pelo Programa Cooperativo para el Desarrollo Tecnológico Agroalimentario y Agroindustrial del Cone Sur (Procisur), da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e com a participação de várias unidades de pesquisa da Embrapa. 

Arte 17 de Abril Dia Internacional de Luta Camponesa. Arte: Via Campesina

No Dia Internacional De Lutas Camponesas, Via Campesina Convoca Mobilização Mundial (Brasil)

Tuesday, March 28, 2017

17 de abril 2017 Dia Internacional de Lutas Campesinas: Direitos dos Campesinos, Direitos Humanos! Avançamos para uma declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses e outras pessoas que trabalham em zonas rurais!

Voçoroca em Mato Grosso. Foto: Cláudio Capeche

Erosão dos solos ninguém quer a volta desse passado (Brasil)

Autor: Amélio Dall’Agnol

Brasil lança campanha internacional pelo empoderamento das mulheres rurais

Monday, March 27, 2017

Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) lançou ontem (23) em Brasília a campanha internacional #MulheresRurais, mulheres com direitos. O objetivo é dar visibilidade a essas mulheres e ao trabalho que desempenham para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável.

Recursos hídricos timorenses são suficientes mas é preciso garantir acesso à água (Timor-Leste)

Monday, March 27, 2017

O primeiro-ministro timorense considera que o país tem recursos hídricos suficientes mas diz ser essencial que seja feita uma melhor implementação e mais investimento para garantir que toda a população tem acesso adequado a água e saneamento.

 

"Temos recursos hídricos suficientes mas precisamos de desenvolvimento de mecanismos para investir e gerir melhor o que temos, para melhorar a captação e distribuição e para garantir mais acesso da população à agua", afirmou Rui Maria de Araújo.

 

Em 2016, MST inaugurou a loja Armazém do Campo no centro de São Paulo

Agricultura familiar e reforma agrária são os maiores produtores de orgânicos no Brasil

Sunday, March 26, 2017

Regulamentação e incentivos para o cultivo agroecológico e orgânico tiveram início em 2003. Região Sudeste é a maior produtora do país, com 333 mil hectares.

 

Biomas brasileiros e a teia da vida

Journal Articles & Books
March 2017

Conscientes do colapso civilizacional com que nos defrontamos como espécie humana e inspirados pela Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida e que tem como lema Cultivar e Guardar a Criação (Gn 2,15), a edição de número 500 da revista IHU On-Line debate o tema que também é assunto central do ciclo de conferências promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU a partir do dia 15 de março até o final do mês de junho deste ano.

Incapable.jpg

Accaparement des terres: L’État incapable d’investir pour le développement de l’Agriculture

Date: 22 mars 2017

Source: Mali Actu

Par Aliou TOURE

L’accaparement est un mal plus profond qu’on ne le pense. Il est contestable, l’idée selon laquelle les États ouest-africains n’auraient pas les ressources propres pour investir dans l’agriculture, et qu’il faudrait tout miser sur le privé pour développer le secteur agricole. L’accaparement des terres n’est autre qu’un problème de société.

Olhares Agroecológicos: Análise econômico-ecológica de agroecossistemas em sete territórios brasileiros

Journal Articles & Books
March 2017

A ideia de produzir este livro teve origem em um esforço compartilhado por organizações e redes vinculadas à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) de sistematizar evidências dos benefícios do enfoque agroecológico na gestão técnico-econômica da agricultura familiar, aqui apreendida em suas variadas formas de organização produtiva e expressão identitária.