Land, Climate change & Environment

Climate change & Environment

Environment, as a cross-cutting issue, addresses global challenges of environmental impact related to land use, land management and land tenure, including the issues surrounding climate change and natural resource management.

Environmental and land tenure challenges include the following:

  • landlessness that drives poor urban and rural people to occupy and misuse fragile ecosystems;
  • tenure insecurity undermining investment incentives and leading to environmental mismanagement in urban as well as in rural areas;
  • large scale land acquisitions and investments may lead to tenure insecurity of poor and vulnerable groups and environmental damages;
  • encroachment in particularly vulnerable and valuable habitats;
  • increasing threats in coastal areas due to sea water rise and severe weather risk;
  • shortage of arable and liveable lands results to more disputes and conflicts;
  • increasing tensions between land, land tenure arrangements and land use;
  • increasing land fragmentation in densely populated areas;
  • deforestation and forest degradation leading to carbon emissions and loss of biodiversity.

Source: GLTN

wordcloud

Ciclo de Debates sobre o Pacto pela Melhoria da Governança da Terra na CPLP

 

Anúncio 1.2

 

Voçoroca em Mato Grosso. Foto: Cláudio Capeche

Erosão dos solos ninguém quer a volta desse passado (Brasil)

Autor: Amélio Dall’Agnol

Brasil lança campanha internacional pelo empoderamento das mulheres rurais

Monday, March 27, 2017

Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) lançou ontem (23) em Brasília a campanha internacional #MulheresRurais, mulheres com direitos. O objetivo é dar visibilidade a essas mulheres e ao trabalho que desempenham para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável.

Recursos hídricos timorenses são suficientes mas é preciso garantir acesso à água (Timor-Leste)

Monday, March 27, 2017

O primeiro-ministro timorense considera que o país tem recursos hídricos suficientes mas diz ser essencial que seja feita uma melhor implementação e mais investimento para garantir que toda a população tem acesso adequado a água e saneamento.

 

"Temos recursos hídricos suficientes mas precisamos de desenvolvimento de mecanismos para investir e gerir melhor o que temos, para melhorar a captação e distribuição e para garantir mais acesso da população à agua", afirmou Rui Maria de Araújo.

 

Em 2016, MST inaugurou a loja Armazém do Campo no centro de São Paulo

Agricultura familiar e reforma agrária são os maiores produtores de orgânicos no Brasil

Sunday, March 26, 2017

Regulamentação e incentivos para o cultivo agroecológico e orgânico tiveram início em 2003. Região Sudeste é a maior produtora do país, com 333 mil hectares.

 

Ativistas, artistas e pesquisadores de 15 países se reuniram na Maré (Créditos: Divulgação / Instituto Maria e João Aleixo)

Pesquisadores internacionais discutem as periferias na Maré (Brasil)

Sunday, March 26, 2017

Pensar a ideia de periferia. Esta foi a missão nada fácil de ativistas, pesquisadores e intelectuais de 15 países, reunidos no Complexo da Maré durante a última semana. Eles participaram do seminário internacional “O que é a periferia afinal e qual o seu lugar na cidade?”, que aconteceu nos dias 16 e 17 de março no Galpão Bela Maré.

Dom Cappio | Foto: Divulgação

Os mercadores de sonho e a transposição do rio São Francisco. Bem social, direito de todos, transformado em bem econômico, direito de alguns. Entrevista especial com Dom Luiz Flávio Cappio (Brasil)

Friday, March 24, 2017

"O Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco é eleitoreiro, e por isso é muito oportuno usá-lo em momentos como este que temos pela frente, as eleições de 2018”, afirma Dom Luiz Flávio Cappio à IHU On-Line, em entrevista concedida por e-mail, ao comentar a inauguração de primeira parte da transposição do rio São Francisco, que foi comemorada tanto pelo 

Unidades de Conservação mais desmatadas da Amazônia legal (2012-2015)

Journal Articles & Books
March 2017

As Unidades de Conservação cobrem 22% da Amazônia Legal e são uma estratégia eficaz para conservar animais, plantas e serviços ambientais, conter o desmatamento e manter o equilíbrio climático do Planeta. Contudo, as taxas de desmatamento em UCs vêm aumentando – em 2015 já superava a de 2012 em 79% –, assim como sua participação no desmatamento total da Amazônia, que passou de 6% em 2008 para 12% em 2015.

Biomas brasileiros e a teia da vida

Journal Articles & Books
March 2017

Conscientes do colapso civilizacional com que nos defrontamos como espécie humana e inspirados pela Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida e que tem como lema Cultivar e Guardar a Criação (Gn 2,15), a edição de número 500 da revista IHU On-Line debate o tema que também é assunto central do ciclo de conferências promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU a partir do dia 15 de março até o final do mês de junho deste ano.