urban population

Open
24 April 2017 to 12 May 2017
Facilitators
Joana Rocha Dias
Henrique Pires dos Santos

 

21 April 2017

Grupo encapuzado invadiu assentamento em Colniza nesta quinta-feira (20). A suspeita é de que os autores do crime sejam capangas de fazendeiros da região.

Pelo menos 7 pessoas foram assassinadas nesta quinta-feira (20) em um conflito por terras em um assentamento no município de Colniza, a 1.065 km de Cuiabá. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), um grupo encapuzado invadiu a área e teria assassinado adultos, idosos e crianças. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil se deslocaram para o assentamento.

21 April 2017

O Presidente guineense, José Mário Vaz, avisou hoje que deu ordens ao ministro da Agricultura para expropriar campos agrícolas às pessoas que não os querem trabalhar e dá-los a quem os cultive.

"Vou avisar aos que têm bolanhas (campos de cultivo de arroz), mas que não querem trabalhar, que esses lugares lhes serão retirados para dar a quem os quer lavrar", disse José Mário Vaz, num comício popular na localidade de Ingoré, no norte do país, junto à fronteira com o Senegal.

Ao público não chegam informações sobre o que grupos como o MST tem feito pelo País
Manuals & Guidelines
December 2010

This Handbook introduces key economic and related concepts explaining the functioning of urban land markets. You will find in this Handbook tools for engaging in a critical analysis of conventional economics, particularly in the understanding of how African urban land markets work. Of great importance is the understanding of how land use, supply and demand unfold in African context. It provides a basis for strengthening urban policy in ways that enable poorer people in African cities to access well-located living and work spaces.

Reports & Research
April 2011

This case study draws on a regional study of urban land markets in southern Africa. The research was undertaken by Resetselemang Leduka of the Institute of Southern African Studies, National University of Lesotho, and commissioned by Urban LandMark and UN-HABITAT

7 April 2017

O Gabinete Integrado das Nações Unidas para Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (Uniogbis) está preocupado com a persistência do corte da floresta guineense, mesmo perante medidas anunciadas pelo Governo, segundo uma nota publicada no sítio da instituição na Internet.

A nota cita depoimentos de vários responsáveis pela conservação dos recursos naturais, segundo os quais a desflorestação continua na Guiné-Bissau mesmo com a moratória de cinco anos decretada pelo Governo em 2015.

Valéria Burity | Foto: Ialcsh.org
6 April 2017

As irregularidades do setor alimentício de carnes, apresentadas recentemente pela Operação Carne Fraca, demonstram um “processo” de “violações de direitos”, que “engloba um ciclo que vai da produção ao aproveitamento do alimento por quem o consome”, e a “imposição” de um “modelo neoliberal e de um sistema agroalimentar corporativo que lhe é funcional”, diz Valéria Burity à IHU On-Line.

Ativistas, artistas e pesquisadores de 15 países se reuniram na Maré (Créditos: Divulgação / Instituto Maria e João Aleixo)
26 March 2017

Pensar a ideia de periferia. Esta foi a missão nada fácil de ativistas, pesquisadores e intelectuais de 15 países, reunidos no Complexo da Maré durante a última semana. Eles participaram do seminário internacional “O que é a periferia afinal e qual o seu lugar na cidade?”, que aconteceu nos dias 16 e 17 de março no Galpão Bela Maré.