sustainable land use

Mark Murphy, diretor de sustentabilidade da Cargill, fala no evento TFA2020, em Brasília. Foto: Marcio Isensee e Sá

Governança distribuída para combater o desmatamento (Brasil)

Wednesday, March 29, 2017

Era mais um dia normal para o McDonald’s. Até o momento em que galinhas de dois metros de altura invadiram as lojas da rede na Europa e se acorrentaram aos pés das mesas. Os clientes ficaram atônitos. E não foram os únicos. “O presidente do McDonald’s nos ligou e deu o ultimato: ‘Resolvam este problema’”, recorda Mark Murphy, diretor global para sustentabilidade da Cargill.

Fotografia: Edições Novembro

Agricultura familiar defendida no Cunene (Angola)

Wednesday, March 29, 2017

A criação de lavras familiares e comunitárias, como mecanismo viável para o aumento rápido da produção e combate à pobreza nas famílias, foi defendida ontem na localidade de Oshimbangu, comuna do Evale, município do Cuanhama, pelo governador do Cunene.

 

Ao falar num encontro com a população daquela localidade, Kundi Paihama realçou que a agricultura familiar representa uma das vias sustentáveis para a diversificação da economia nacional, que não pode viver apenas de petróleo e diamantes.

Seminário de Inovação na Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul (Brasil)

Wednesday, March 29, 2017

Começa hoje (28) e vai até o dia 30 de março o Seminário de Inovação na Agricultura Familiar no Brasil, uma ação inédita no país, organizada pelo Programa Cooperativo para el Desarrollo Tecnológico Agroalimentario y Agroindustrial del Cone Sur (Procisur), da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e com a participação de várias unidades de pesquisa da Embrapa. 

Para Sônia Guajajara, os indígenas vivem uma "guerra constante" no Brasil

Os índios ainda são invisíveis (Brasil)

 

Autora: Tatiana Mendonça

Em 2016, MST inaugurou a loja Armazém do Campo no centro de São Paulo

Agricultura familiar e reforma agrária são os maiores produtores de orgânicos no Brasil

Sunday, March 26, 2017

Regulamentação e incentivos para o cultivo agroecológico e orgânico tiveram início em 2003. Região Sudeste é a maior produtora do país, com 333 mil hectares.

 

Biomas brasileiros e a teia da vida

Journal Articles & Books
March 2017

Conscientes do colapso civilizacional com que nos defrontamos como espécie humana e inspirados pela Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida e que tem como lema Cultivar e Guardar a Criação (Gn 2,15), a edição de número 500 da revista IHU On-Line debate o tema que também é assunto central do ciclo de conferências promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU a partir do dia 15 de março até o final do mês de junho deste ano.

Olhares Agroecológicos: Análise econômico-ecológica de agroecossistemas em sete territórios brasileiros

Journal Articles & Books
March 2017

A ideia de produzir este livro teve origem em um esforço compartilhado por organizações e redes vinculadas à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) de sistematizar evidências dos benefícios do enfoque agroecológico na gestão técnico-econômica da agricultura familiar, aqui apreendida em suas variadas formas de organização produtiva e expressão identitária.

No campo, terceirização é álibi para o trabalho escravo (Brasil)

Autor: Alceu Castilho

Empresas e políticos acusados de explorar trabalhadores costumam invocar terceiros para justificar os flagrantes da fiscalização

Há um roteiro previsível nas notícias sobre políticos envolvidos em denúncias de trabalho escravo. Regra número 1: eles não sabiam de nada. Alegam responsabilidade das empresas “terceirizadas”. Regra número 2: ao contrário do que ocorre com outros proprietários de terra, eles logo têm seus nomes retirados da lista suja do trabalho escravo – ou nela nem são incluídos.