sustainable land management

Description

BM e UE lançam programas de biodiversidade na capital são-tomense (São Tomé e Príncipe)

Thursday, March 30, 2017

JT: 29.03.2017 - O Banco Mundial, União Europeia, e Agência Francesa de Desenvolvimento, lançaram esta segunda-feira, na capital de São Tomé, um programa que abarca onze (11), países da África Ocidental, e Central, incluindo a República de São Tomé e Príncipe.

Estimado no montante global de 9 Milhões de Dólares, o programa de financiamento, visa a contenção da biodiversidade, florestas, e destina-se a apoiar, capacitar, e reforçar estruturas comunitárias, na participação e gestão das áreas protegidas, dedicadas as espécies únicas, e seriamente ameaçadas.

Gudynas | Foto: P7 Progressismo

Esquerda e progressismo são hoje duas coisas diferentes na América Latina. Entrevista especial com Eduardo Gudynas (Brasil)

Thursday, March 30, 2017

Nos últimos anos, a América Latina viu diversos de seus países serem governados por partidos progressistas e ligados à esquerda: o Partido dos Trabalhadores no Brasil, o kirchnerismo na Argentina, os bolivarianos na Bolívia, no Equador e na Venezuela, e a Frente Ampla, no Uruguai. Embora tenham suas raízes na esquerda, porém, esses governos “são um tipo de esquema político diferente da esquerda que lhes deu origem. Esquerda e progressismo são hoje, na América Latina, duas coisas diferentes”.

Mark Murphy, diretor de sustentabilidade da Cargill, fala no evento TFA2020, em Brasília. Foto: Marcio Isensee e Sá

Governança distribuída para combater o desmatamento (Brasil)

Wednesday, March 29, 2017

Era mais um dia normal para o McDonald’s. Até o momento em que galinhas de dois metros de altura invadiram as lojas da rede na Europa e se acorrentaram aos pés das mesas. Os clientes ficaram atônitos. E não foram os únicos. “O presidente do McDonald’s nos ligou e deu o ultimato: ‘Resolvam este problema’”, recorda Mark Murphy, diretor global para sustentabilidade da Cargill.

Fotografia: Edições Novembro

Agricultura familiar defendida no Cunene (Angola)

Wednesday, March 29, 2017

A criação de lavras familiares e comunitárias, como mecanismo viável para o aumento rápido da produção e combate à pobreza nas famílias, foi defendida ontem na localidade de Oshimbangu, comuna do Evale, município do Cuanhama, pelo governador do Cunene.

 

Ao falar num encontro com a população daquela localidade, Kundi Paihama realçou que a agricultura familiar representa uma das vias sustentáveis para a diversificação da economia nacional, que não pode viver apenas de petróleo e diamantes.

Seminário de Inovação na Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul (Brasil)

Wednesday, March 29, 2017

Começa hoje (28) e vai até o dia 30 de março o Seminário de Inovação na Agricultura Familiar no Brasil, uma ação inédita no país, organizada pelo Programa Cooperativo para el Desarrollo Tecnológico Agroalimentario y Agroindustrial del Cone Sur (Procisur), da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e com a participação de várias unidades de pesquisa da Embrapa. 

LEGEND Land Policy Bulletin, March 2017

Policy Papers & Briefs
March 2017

This seventh issue of the LEGEND bulletin considers the impact that new technology can have on documenting land rights and democratising access to land data around the world.

The Land Policy Bulletins are produced by the Core Land Support Team (CLST) for DFID's programme on responsible invesment - Land: Enhancing Governance for Economic Development (LEGEND).

Subscribe to the bulletin:

https://landportal.info/partners/legend

 

Access all of LEGEND's publications here:

Para Sônia Guajajara, os indígenas vivem uma "guerra constante" no Brasil

Os índios ainda são invisíveis (Brasil)

 

Autora: Tatiana Mendonça

Em 2016, MST inaugurou a loja Armazém do Campo no centro de São Paulo

Agricultura familiar e reforma agrária são os maiores produtores de orgânicos no Brasil

Sunday, March 26, 2017

Regulamentação e incentivos para o cultivo agroecológico e orgânico tiveram início em 2003. Região Sudeste é a maior produtora do país, com 333 mil hectares.

 

Biomas brasileiros e a teia da vida

Journal Articles & Books
March 2017

Conscientes do colapso civilizacional com que nos defrontamos como espécie humana e inspirados pela Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida e que tem como lema Cultivar e Guardar a Criação (Gn 2,15), a edição de número 500 da revista IHU On-Line debate o tema que também é assunto central do ciclo de conferências promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU a partir do dia 15 de março até o final do mês de junho deste ano.