rural planning

Description

III Seminário Internacional Desenvolvimento Econômico e Governança de Terras

7 June 2017 to 9 June 2017

Location

Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, Brasil
13083-970 São Paulo
Brazil
BR

O tema para 2017 será a Regularização Fundiária



O Grupo de Trabalho em Governança de Terras tem a honra de apresentar a III edição do seminário que esse ano o tema principal será Regularização Fundiária. A data programada para o evento é: 07, 08 e 09 de junho de 2017.

Para ver a programação e mais informações clique aqui.

Mulheres representam 20% da mão de obra do setor agrícola na América Latina e Caribe. Foto: Banco Mundial/Romel Simon

Pobreza e obesidade afetam mais mulheres do que homens na América Latina e Caribe

Thursday, March 9, 2017

Na América Latina e no Caribe, 26,8% das mulheres são consideradas obesas. Entre os homens, a taxa cai para 18,5%. Para a Organização das Nações para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a diferença é outra faceta da desigualdade de gênero na região. Segundo a agência da ONU, que divulgou os dados na véspera do Dia Internacional das Mulheres, os índices de sobrepeso são sintoma da pobreza e da falta de acesso a serviços integrais de saúde e a educação nutricional.

Fotos: Néia Maceno

Agraer incentiva protagonismo feminino no campo através de acesso à terra e linhas do Pronaf (Brasil)

Wednesday, March 8, 2017

Campo Grande (MS) – O protagonismo feminino na agricultura familiar tem ganhado cada vez mais destaque em Mato Grosso do Sul e os números de acesso às políticas públicas são prova disso. De acordo com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), são  contabilizadas 8.404 ações desde entrada as linhas de crédito do Pronaf até atividades ligadas ao programa Leite Forte.

II Simpósio de Ciência do Solo: Interfaces, desafios e Inovações

9 May 2017 to 12 May 2017

Location

Universidade Federal de Lavras
Av. Doutor Sylvio Menicucci, 1001 - Kennedy, Lavras - MG,
37200-000 Brasil Minas Gerais
Brazil
BR

O ano de 2015 foi considerado pela ONU como Ano Internacional dos Solos. Por este nobre motivo e pelo aprimoramento do conhecimento das necessidades de nossos solos, alunos de graduação, pós-graduação e professores do Departamento de Ciência do Solo (DCS) da Universidade Federal de Lavras iniciaram e se prontificaram para a organização do “I Simpósio de Ciência do Solo: Funcionalidades e uso responsável dos recursos do solo” nesta universidade, que se realizou entre os dias 30 de novembro a 4 de dezembro de 2015.

A construção de outro modelo de finanças depende de uma estratégia socioambiental (Brasil)

Autor: Amyra El Khalili

A financeirização tem permeado os mais diversos setores da economia, provocando distorções entre a economia real (produção) e a economia financeira. A economia real se baseia em produtividade na indústria, na agropecuária, no comércio e em serviços.  Já a economia financeira é a que faz circular o dinheiro nos sistemas informatizados e tecnológicos, alimentando as taxas de juros e a especulação sobre a base produtiva. 

Reuters

Governo cria órgão nacional para combater desertificação e efeitos da seca (Angola)

Friday, March 3, 2017

Angola vai ter um órgão nacional para coordenar as medidas de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca no país, conforme prevê a nova legislação sobre florestas, que substitui o regulamento florestal de 1962.

 

A nova legislação, que entrou em vigor este mês após promulgação pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, prevê que o Estado deve elaborar "estratégias de médio e longo prazos" para programas nacionais de combate à desertificação e mitigação dos efeitos de secas, realidade que continua a afectar sobretudo populações no sul do país.

Fonte: Mario Vilela/Funai

'Terras indígenas pertencem à União, e compete a ela fazer demarcações' (Brasil)

Thursday, March 2, 2017

Em entrevista exclusiva, o novo presidente da Funai, Antonio Costa, fala sobre os desafios de sua gestão  



Nomeado por Michel Temer em janeiro passado a presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antonio Costa assumiu um cargo que estava sem comando efetivo desde junho do ano passado. Nesta entrevista exclusiva ao Canal Rural, o novo presidente do órgão fala dos desafios de sua gestão e das polêmicas em que o órgão está envolvido, como a demarcação de terras indígenas e a parceria entre índios e produtores rurais.

Justiça derruba licença da BELO SUN. Nosso ouro não tem que ir pro Canadá (Brasil)

Alice Branco

Notícia boa a gente dá, voando! A licença de instalação da mineradora canadense, Belo Sun, foi suspensa no último 21 de fevereiro, por decisão da Vara Agrária e Juizado Especial Ambiental de Altamira. A resistência dos povos do Xingu está dando seus frutos.

A ação, uma liminar da Defensoria Pública do Estado (DPE) denunciou a violação dos direitos humanos das populações ribeirinhas da Volta Grande e a “grilagem”, por compra ilegal, de terras públicas feita pela Belo Sun. Você pode ler a íntegra da liminar, aqui.

Cartilha do Programa Terra Legal

Oficina do Terra Legal e a Regularização Fundiária (Brasil)

Thursday, February 23, 2017

Na última quarta-feira, 15 de fevereiro, ocorreu em Cuiabá, a abertura Oficina de Planejamento do Programa Terra Legal. O evento visou a potencialização da regularização e destinação de terras públicas federais na Amazônia legal para 2017. Durando até o dia 17 de fevereiro, o evento, ainda contou com a participação do Professor Bastiaan Reydon, do Grupo de Governança de Terras. O professor abriu o evento, ressaltando a importância do Programa Terra Legal, além da Governança de Terras como um todo.

© Fornecido por AFP O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, durante coletiva de imprensa no Fórum Econômico Mundial, em Davos, no dia 18 de janeiro de 2017

Paz na Colômbia depende de acesso à terra, diz Nobel de Economia

Tuesday, February 21, 2017

O Nobel de Economia americano Joseph Stiglitz assegurou nesta quinta-feira que para manter a paz na Colômbia é preciso garantir a distribuição da terra, durante uma conversa em Bogotá com o presidente Juan Manuel Santos.

"A manutenção da paz exigirá que se garanta a terra e o emprego para os afetados" pelo conflito armado de mais de meio século, disse Stiglitz no fórum "O futuro da Colômbia: Justiça Social e Economia", do qual participou ao lado de Santos, ganhador do Nobel da paz em 2016 por selar um acordo de paz com as Farc.