rural development

Description

Brasil lança campanha internacional pelo empoderamento das mulheres rurais

Monday, March 27, 2017

Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) lançou ontem (23) em Brasília a campanha internacional #MulheresRurais, mulheres com direitos. O objetivo é dar visibilidade a essas mulheres e ao trabalho que desempenham para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável.

No campo, terceirização é álibi para o trabalho escravo (Brasil)

Autor: Alceu Castilho

Empresas e políticos acusados de explorar trabalhadores costumam invocar terceiros para justificar os flagrantes da fiscalização

Há um roteiro previsível nas notícias sobre políticos envolvidos em denúncias de trabalho escravo. Regra número 1: eles não sabiam de nada. Alegam responsabilidade das empresas “terceirizadas”. Regra número 2: ao contrário do que ocorre com outros proprietários de terra, eles logo têm seus nomes retirados da lista suja do trabalho escravo – ou nela nem são incluídos.

FAO promove formação para reforçar conhecimentos técnicos em fruticultura (Cabo Verde)

Monday, March 20, 2017

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) promove hoje, Dia Mundial da Agricultura, uma formação em fruticultura, visando reforçar os conhecimentos dos técnicos do Ministério da Agricultura e Ambiente e privados nesta área.

Mudanças na reforma agrária reforçam importância do Incra (Brasil)

Thursday, March 16, 2017

A edição da Medida Provisória 759/2016 e a perspectiva do desbloqueio das ações do Incra por parte do Tribunal de Contas da União (TCU) dão ao Incra a possibilidade de, após anos, implementar plenamente as políticas de reforma agrária. Esta é a avaliação do presidente da autarquia, Leonardo Góes. Ele acredita que o novo marco regulatório permitirá ao instituto adquirir terras a um custo menor, racionalizando investimentos na área de obtenção.

Fotografia: Rogério Tuti | Edições Novembro

Electrificação do país abre caminho à agroindústria (Angola)

Thursday, March 16, 2017

O baixo índice de electrificaçãodo país, em particular no meio rural, é dos principais entraves à industrialização. A maior parte dos projectos esbarra na falta de energia eléctrica e a alta dos preços dos combustíveis e lubrificantes, sobrefacturados devido às dificuldades de acesso.

Agricultura Familiar Brasileira: Desafios e Perspectivas de Futuro

Also available in

A Agricultura Brasileira se destaca entre as maiores do mundo e representa uma fonte de alimentos e de matéria prima para muitos países. Nela estão presentes diversos modos de fazer Agricultura, entre os quais a produção Agrícola Familiar, encontrada em extensas e importantes regiões do país. A agricultura familiar no Brasil é crescentemente uma forma social de produção reconhecida pela sociedade brasileira, por suas contribuições materiais e imateriais.

Resource information

March 2017
Anciãs indígenas Guarani e Kaiowá. Crédito: Ruy Sposati/Cimi

Parecer Jurídico: Cimi analisa impactos da Reforma da Previdência nos direitos dos povos indígenas(Brasil)

Wednesday, March 15, 2017

Neste 15 de março o Brasil irá parar contra a Reforma da Previdência proposta pelo governo Temer. Os povos indígenas também têm a perder com a reforma. Isto porque os indígenas e as indígenas fazem parte da aposentadoria rural. Esta seguridade especial está programada para acabar com a reforma. 

 

Santa Catarina Autarquia traça acessibilidade das zonas agrícolas e piscatórias como prioridade ( Cabo Verde)

Wednesday, March 15, 2017

Assomada, 10 Mar (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina (Ilha de Santiago), José Alves, disse hoje que o desencravamento das localidades é uma das prioridades, mas o governo não se compromete em financiar antes de um levantamento.

No primeiro dia de vista ao concelho de Santa Catarina, o edil levou o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, à localidade de Achada Leite, uma das zonais encravadas de Santa Catarina, e em seguida para as localidades piscatórias de Ribeira da Barca e de Rincão.

Marcos Fábio de Oliveira, técnico em agropecuária da Emater-RN, instrui agricultoras da Associação dos Produtores Rurais de Angico

Mulheres rurais recebem minicurso pela Emater-RN (Brasil)

Wednesday, March 15, 2017

As agricultoras familiares da Agrovila Angico, no município de Baraúna-RN, estão sendo capacitadas por meio do Projeto Sustentabilidade, Empoderamento e Alternativa de Renda, ação desenvolvida pela Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN). O minicurso semanal, iniciado dia 16 de fevereiro, é dado para 25 mulheres até o dia 5 de abril. Nesta terça-feira (14) acontece o terceiro encontro.