right of access

Description

Participação das mulheres engrandece ensino, pesquisa e extensão em solos no Paraná (Brasil)

Thursday, March 9, 2017

Algumas já enfrentaram preconceito, mas luta pela igualdade de direitos permitiu às mulheres carreiras  tradicionalmente ocupadas por homens

Fotos: Néia Maceno

Agraer incentiva protagonismo feminino no campo através de acesso à terra e linhas do Pronaf (Brasil)

Wednesday, March 8, 2017

Campo Grande (MS) – O protagonismo feminino na agricultura familiar tem ganhado cada vez mais destaque em Mato Grosso do Sul e os números de acesso às políticas públicas são prova disso. De acordo com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), são  contabilizadas 8.404 ações desde entrada as linhas de crédito do Pronaf até atividades ligadas ao programa Leite Forte.

Cartilha do Programa Terra Legal

Oficina do Terra Legal e a Regularização Fundiária (Brasil)

Thursday, February 23, 2017

Na última quarta-feira, 15 de fevereiro, ocorreu em Cuiabá, a abertura Oficina de Planejamento do Programa Terra Legal. O evento visou a potencialização da regularização e destinação de terras públicas federais na Amazônia legal para 2017. Durando até o dia 17 de fevereiro, o evento, ainda contou com a participação do Professor Bastiaan Reydon, do Grupo de Governança de Terras. O professor abriu o evento, ressaltando a importância do Programa Terra Legal, além da Governança de Terras como um todo.

O deputado apresentou sete emendas ao texto da MP, atendendo sugestões do Fórum Nacional pela Reforma Urbana

Direito à Terra: Chico Lopes apresenta emendas à MP 759/2016 (Brasil)

Tuesday, February 14, 2017

"Essa medida provisória representa um enorme perigo para o País, pois quebra as regras jurídicas já estabelecidas para o acesso à terra, possibilita a regularização de condomínios de alto-padrão e loteamentos fechados em áreas federais sem exigência de contrapartidas ambientais, promove a venda do patrimônio do povo brasileiro que hoje pertence à União em todo País e põe em risco a Floresta Amazônica. Tudo isso fruto de mais uma medida provisória que este governo tenta impor, sem qualquer debate com a sociedade, muito menos com os segmentos atingidos", alerta Chico Lopes.

MP da regularização fundiária um assalto ao território em diversas frentes

O que está sendo vendido como tentativa de desburocratização e aumento da eficiência na gestão do patrimônio público, na prática esconde a possibilidade de transferência desse patrimônio e de recursos naturais sem qualquer critério de interesse social ou coletivo

Curso Gratis Online Sobre la Crisis del Agua

Monday, February 6, 2017

Fuente: edx

Un MOOC, desarrollado en colaboración con la Universidad de los Andes de Colombia (UNIANDES), donde diferentes visiones y profesiones se unen para construir alternativas que ayudan a comprender la crisis mundial del agua.

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados; "Pimenta: garantir o acesso à terra e à água é fundamental para a realização dos direitos humanos"

PEC inclui acesso à terra e à água entre direitos sociais previstos na Constituição

Fonte: Câmara dos Deputados

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados; "Pimenta: garantir o acesso à terra e à água é fundamental para a realização dos direitos humanos"

Reportagem - Murilo Souza 

Edição - Marcia Becker

19/12/2016 

A Câmara dos Deputados analisa uma mudança na Constituição Federal para incluir entre os direitos sociais obrigatórios o acesso à terra e à água. Atualmente, pelo texto constitucional, já são direitos sociais, por exemplo, a alimentação, o trabalho, a moradia, a educação e a saúde, entre outros.

RD TERRE.jpg

Congo-Kinshasa: Des élites accusés de thésauriser des terres à Kisangani

Date: 06 novembre 2016

Source: AllAfrica

L'ONG Tropenbos International accuse les élites de thésauriser des terres arables dans la ville de Kisangani et ses environs (Tshopo).

Cette structure l'a dénoncé, début novembre, au cours d'un forum citoyen sur l'enjeu de l'agriculture à la Tshopo.

Cette organisation regrette que ces élites se soient approprié des hectares de terres sans pourtant les mettre en valeur.

Documental: Yembiguasu, territorio guarani de frontera

Also available in

El pueblo Guaraní del municipio de Macharetí en el departamento de Chuquisaca -Bolivia, durante muchos años luchó por la titulación de tierras. Actualmente y después de cinco procesos de titulación, la Asociación Comunitaria Macharetí posee el título de propiedad de 184.757 hectáreas las que incluyen el territorio de Yembiguasu predio alejado de la comunidad que circunda la frontera con Paraguay y que ahora forma parte de la comunidad.