public ownership

Description
Ativistas, artistas e pesquisadores de 15 países se reuniram na Maré (Créditos: Divulgação / Instituto Maria e João Aleixo)

Pesquisadores internacionais discutem as periferias na Maré (Brasil)

Sunday, March 26, 2017

Pensar a ideia de periferia. Esta foi a missão nada fácil de ativistas, pesquisadores e intelectuais de 15 países, reunidos no Complexo da Maré durante a última semana. Eles participaram do seminário internacional “O que é a periferia afinal e qual o seu lugar na cidade?”, que aconteceu nos dias 16 e 17 de março no Galpão Bela Maré.

Cartilha do Programa Terra Legal

Oficina do Terra Legal e a Regularização Fundiária (Brasil)

Thursday, February 23, 2017

Na última quarta-feira, 15 de fevereiro, ocorreu em Cuiabá, a abertura Oficina de Planejamento do Programa Terra Legal. O evento visou a potencialização da regularização e destinação de terras públicas federais na Amazônia legal para 2017. Durando até o dia 17 de fevereiro, o evento, ainda contou com a participação do Professor Bastiaan Reydon, do Grupo de Governança de Terras. O professor abriu o evento, ressaltando a importância do Programa Terra Legal, além da Governança de Terras como um todo.

Unikin.jpg

Conflit foncier : spoliation d’une bande de terre de l’Unikin

Tuesday, February 21, 2017

Date: 21 février 2017

Source: ADIAC

Par Aline Nzuzi

Des espaces verts appartenant à l’Université de Kinshasa sont convoités par des particuliers qui les occupent illégalement. Certains ont même borné ces espaces qu’ils considèrent comme les leurs. 

MPF determina que Funai e Iphan registrem sítios arqueológicos localizados em terra indígena no Estado (Brasil)

Tuesday, February 21, 2017

As Superintendências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Mato Grosso terão que promover o registro no Cadastro Nacional dos Sítios Arqueológicos (CNSA) dos sítios arqueológicos localizados na Terra Indígena Portal do Encantado, da comunidade Chiquitana. A determinação foi feita pelo Ministério Público Federal.

MP da regularização fundiária um assalto ao território em diversas frentes

O que está sendo vendido como tentativa de desburocratização e aumento da eficiência na gestão do patrimônio público, na prática esconde a possibilidade de transferência desse patrimônio e de recursos naturais sem qualquer critério de interesse social ou coletivo

Estudo indica que 153 terras indígenas serão diretamente afetadas pela portaria. (Imagem de Arquivo/Agência Brasil)

Reconhecimento de terras indígenas pode ser paralisado no Brasil

Wednesday, February 8, 2017

Atendendo a um pedido dos setores ruralistas e de latifundiários do país, o governo de Michel Temer vai reavaliar todos os processos de demarcação de terras indígenas em andamento no país. A Portaria nº 68 do Ministério da Justiça e Cidadania, que chegou a ser publicada duas vezes há cerca de dez dias, cria o chamado Grupo Técnico Especializado (GTE), subordinado diretamente ao ministro, com poder de revisão sobre todos os estudos da Fundação Nacional do Índio (Funai) que reconhece e homologa as áreas pertencentes aos povos originários.

Revista Gestão Florestal

Esta revista é um produto do Projeto Gestão Florestal para a Produção Sustentável na Amazônia, uma realização do Governo Brasileiro por incumbência do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e intermédio do Serviço Florestal Brasileiro e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. O Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha apoia a execução do Projeto por meio da cooperação financeira do Banco Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW).

Resource information

January 2017
Guimarães quer incentivar jovens empreendedores com projetos agrícolas inovadores

Guimarães vai criar incubadora de base rural (Portugal)

Monday, February 6, 2017

O Município de Guimarães tem em curso a criação de uma incubadora de base rural, que funcionará com base numa bolsa e num banco de terras para jovens empreendedores com projetos agrícolas inovadores. 



O executivo municipal aprovou, ontem, o início de procedimento para aprovação do regulamento de funcionamento da estrutura, que vai disponibilizar hectares de terra produtiva ou florestal no concelho e garantir apoio técnico aos interessados.



Títulos Rurais do Programa Terra Legal vão ser entregues em Santarém nesta sexta-feira

Monday, January 30, 2017

Títulos Rurais do Programa Terra Legal vão ser entregues em Santarém nesta sexta-feira. 

Entrega dos documentos será feita pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) durante o encontro de prefeitos da região.

O vídeo da entrevista em: