nature reserves

Description

Unidades de Conservação mais desmatadas da Amazônia legal (2012-2015)

Also available in

As Unidades de Conservação cobrem 22% da Amazônia Legal e são uma estratégia eficaz para conservar animais, plantas e serviços ambientais, conter o desmatamento e manter o equilíbrio climático do Planeta. Contudo, as taxas de desmatamento em UCs vêm aumentando – em 2015 já superava a de 2012 em 79% –, assim como sua participação no desmatamento total da Amazônia, que passou de 6% em 2008 para 12% em 2015.

Resource information

March 2017

Biomas brasileiros e a teia da vida

Also available in

Conscientes do colapso civilizacional com que nos defrontamos como espécie humana e inspirados pela Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida e que tem como lema Cultivar e Guardar a Criação (Gn 2,15), a edição de número 500 da revista IHU On-Line debate o tema que também é assunto central do ciclo de conferências promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU a partir do dia 15 de março até o final do mês de junho deste ano.

Resource information

March 2017

Olhares Agroecológicos: Análise econômico-ecológica de agroecossistemas em sete territórios brasileiros

Also available in

A ideia de produzir este livro teve origem em um esforço compartilhado por organizações e redes vinculadas à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) de sistematizar evidências dos benefícios do enfoque agroecológico na gestão técnico-econômica da agricultura familiar, aqui apreendida em suas variadas formas de organização produtiva e expressão identitária.

Resource information

March 2017

Método de análise econômico-ecológica de agroecossistemas

Also available in

Este documento apresenta um método de análise econômico-ecológica
de agroecossistemas. O desenvolvimento do método se fundou
na necessidade de dar visibilidade a relações econômicas, ecológicas
e políticas que singularizam os modos de produção e de vida da agricultura
familiar, povos e comunidades tradicionais e que têm sido
historicamente ocultadas ou descaracterizadas pela teoria econômica
convencional. As contundentes evidências empíricas do fracasso dos

Resource information

March 2017
Foto: Mário Cruz/Lusa

Governo aprova reforma da floresta "para muitas décadas" (Portugal)

Wednesday, March 22, 2017

O Governo aprovou em Conselho de Ministros extraordinário, realizado no Palácio de Monserrate, em Sintra, no Dia Internacional da Floresta, um conjunto de medidas de reforma florestal para responder aos grandes desafios que se colocam em Portugal neste setor.

Imagem aérea de um leão no Parque Nacional da Gorongosa em Moçambique fotografado em 29 de novembro de 2016. HENRIQUE BOTEQUILHA / LUSA

Parque da Gorongosa na rota de património da Humanidade (Moçambique)

Wednesday, March 22, 2017

Gorongosa, Moçambique, 18 mar (Lusa) – A administração do Parque Nacional da Gorongosa (PNG) acredita que as investigações em curso sobre a evolução do Homem têm potencial para mudar a história e colocar a principal área protegida na trajetória de Património da Humanidade.

Cooprdenadores do MTI e o deputado Marcelino Gallo

Conflitos da terra, uma reforma agrária que não conserta nunca, já nasceu errada…(Brasil)

…e vai ficar difícil de consertar, isto pelo fato de o governo não ter feito a coisa de forma correta, e a gora depois de anos, vai ser difícil de consertar, a menos que o povo se conscientize de como fazer a reforma agraria e se adequar, ao programa, sem política, sem partidos políticos, e sem ideologias e politicagens, isto só para consertar o que deveria ter sido feito da melhor forma possível.

Desmatamento cresce em Unidades de Conservação no meio da Amazônia (Brasil)

Monday, March 20, 2017

Levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), obtido com exclusividade pelo Estado, revela que desde 2012 as taxas de desmatamento em Unidades de Conservação (UCs) vêm aumentando, assim como a participação no desmatamento total do bioma. Os valores referentes a 2015 já superaram os de 2008 - ano que marcou o início do declínio da taxa total de desmatamento na Amazônia, que atingiu o seu menor valor em 2012.