land development (urbanization)

27 May 2017

O diretor-executivo da organização não-governamental guineense Tiniguena, Miguel Barros, disse hoje que tornar o turismo no arquipélago dos Bijagós numa vantagem para a promoção do país é um "grande risco".

JBS: pagando propina, funcionário da empresa teria obtido certificados sem que inspeções fossem feitas

Autor: Isabela Prado Callegari

Fonte: https://www.cartacapital.com.br/politica/a-jbs-e-a-venda-de-terras-a-estrangeiros

 

No Brasil, é xadrez para os pobres e xeque-mate para os ricos

 

Reports & Research
July 2015

Cities and towns around the world continue to grow at different rates and increasingly bear the costs of food and nutrition insecurity. Cities often view themselves as having a limited role in ensuring access by all their inhabitants to sufficient, adequate, affordable, nutritious and safe food. A city region food system (CRFS) approach provides a critical lens for analysis while supporting on-the-ground policy transformation and implementation. Working at city region level can leverage the complexity of rural-urban linkages to a practical level by making food the common denominator.

Acampamento Terra Livre – Fotos: Rogério Assis

Autor: Tica Minami

Fonte:http://brasileiros.com.br/2017/05/e-diga-ao-povo-que-avance/

Além dos ataques frontais aos direitos fundamentais dos povos indígenas, orquestrados pelo Congresso Nacional, os discursos de ódio e incitação à violência praticados com naturalidade por diversos políticos ruralistas têm gerado o aumento exponencial do racismo institucional e a criminalização das lideranças indígenas, organizações, comunidades e entidades parceiras

7 May 2017

Organizações não-governamentais denunciam que a multinacional norueguesa Green Resources Moçambique usurpou terras aos camponeses nas províncias de Nampula, Niassa e Zambézia. Em causa estão mais de 500 mil hectares.

Trata-se de uma vasta área que abrange as províncias da Zambézia, no centro, e Nampula e Niassa, no norte de Moçambique, denunciam as ONG Livaningo, Justiça Ambiental e União Nacional dos Camponeses.

Journal Articles & Books
September 2015

Nas últimas duas décadas, a economia de Moçambique tem crescido a taxas relativamente elevadas, a uma média anual superior a 7%, quase duas vezes mais depressa do que a média para a África Sub-Sahariana, e continuou a crescer rapidamente mesmo com a crise económica internacional prolongada que tem afectado as economias mais desenvolvidas na última década. Além disso, tornou-se numa das três economias africanas que mais investimento directo estrangeiro (IDE) e empréstimos comerciais do sistema financeiro internacional recebe.

4 May 2017

Porto Novo, 02 Mai (Inforpress) – A montagem de uma unidade de dessalinização de água para agricultura, com capacidade para produzir 3.500 metros cúbicos de água/dia, é um dos investimentos que Brine Engineering Solution pretende realizar no Porto Novo, Santo Antão.

O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, confirmou o interesse dessa empresa, sedeada em Londres, Inglaterra, em investir no Porto Novo no domínio das energias renováveis e produção de água dessalinizada para a dinamização da agricultora e pecuária, neste concelho.

Indígenas: "É motivo de preocupação o fracasso do estado em proteger as terras indígenas de atividades ilegais, especialmente em mineração e madeireiros", indicaram relatores das Nações Unidas (Ueslei Marcelino/Reuters)
4 May 2017

Genebra – O Brasil “fracassou” em proteger os direitos dos povos indígenas.

A constatação foi feita por relatores da ONU em documentos que serão utilizados como base para um exame na sexta-feira (5) da política de direitos humanos do Brasil, em Genebra.

“É motivo de preocupação o fracasso do estado em proteger as terras indígenas de atividades ilegais, especialmente em mineração e madeireiros”, indicaram relatores das Nações Unidas, citados no informe distribuído para todos os governos.