forest management plans

Mark Murphy, diretor de sustentabilidade da Cargill, fala no evento TFA2020, em Brasília. Foto: Marcio Isensee e Sá

Governança distribuída para combater o desmatamento (Brasil)

Wednesday, March 29, 2017

Era mais um dia normal para o McDonald’s. Até o momento em que galinhas de dois metros de altura invadiram as lojas da rede na Europa e se acorrentaram aos pés das mesas. Os clientes ficaram atônitos. E não foram os únicos. “O presidente do McDonald’s nos ligou e deu o ultimato: ‘Resolvam este problema’”, recorda Mark Murphy, diretor global para sustentabilidade da Cargill.

ICMBio combate crime ambiental em Gurupi (Brasil)

Tuesday, March 28, 2017

Operação realizada com vários parceiros interditou dez serrarias ilegais que comercializavam madeira extraída da reserva biológica e de terras indígenas no Maranhão

 

Brasília (27/03/2017) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Federal, o Ibama e a Polícia Rodoviária Federal acabam de realizar a Operação Maravalha de combate à extração, transporte e comercialização ilegal de madeira das terras indígenas (TIs) Caru e Arariboia e da Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi, no sudoeste do estado do Maranhão.

Unidades de Conservação mais desmatadas da Amazônia legal (2012-2015)

Journal Articles & Books
March 2017

As Unidades de Conservação cobrem 22% da Amazônia Legal e são uma estratégia eficaz para conservar animais, plantas e serviços ambientais, conter o desmatamento e manter o equilíbrio climático do Planeta. Contudo, as taxas de desmatamento em UCs vêm aumentando – em 2015 já superava a de 2012 em 79% –, assim como sua participação no desmatamento total da Amazônia, que passou de 6% em 2008 para 12% em 2015.

Foto: Mário Cruz/Lusa

Governo aprova reforma da floresta "para muitas décadas" (Portugal)

Wednesday, March 22, 2017

O Governo aprovou em Conselho de Ministros extraordinário, realizado no Palácio de Monserrate, em Sintra, no Dia Internacional da Floresta, um conjunto de medidas de reforma florestal para responder aos grandes desafios que se colocam em Portugal neste setor.

Imagem aérea de um leão no Parque Nacional da Gorongosa em Moçambique fotografado em 29 de novembro de 2016. HENRIQUE BOTEQUILHA / LUSA

Parque da Gorongosa na rota de património da Humanidade (Moçambique)

Wednesday, March 22, 2017

Gorongosa, Moçambique, 18 mar (Lusa) – A administração do Parque Nacional da Gorongosa (PNG) acredita que as investigações em curso sobre a evolução do Homem têm potencial para mudar a história e colocar a principal área protegida na trajetória de Património da Humanidade.

Governo aprova registo gratuito de terras nos próximos dois anos (Portugal)

Tuesday, March 21, 2017

O Governo vai avançar com o registo de terras gratuito, nos próximos dois anos, para conhecer os terrenos sem dono, que serão integrados num banco de terras, medidas sobre a floresta que dominarão hoje o Conselho de Ministros.

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos (na foto), explicou que caberá ao ministério da Justiça criar o balcão único físico em todas as conservatórias do registo predial e um balcão virtual, sem custos ou emolumentos, para os interessados em registar as suas propriedades.

Legitimando o "direito de desmatar e poluir" (Brasil)

O caso das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da cidade de Bauru (SP) 

Autor: Lucas Matheron*

Les combustibles bois au Kenya et au Rwanda: un moteur de l’économie des zones rurales

Journal Articles & Books
June 2011

Dans les pays en développement, le secteur des combustibles bois constitue une importante source d’énergie, qu’il s’agisse du bois de chauffage ou du charbon de bois, et de moyens d’existence pour les pauvres vivant en milieu rural, aussi bien en termes de création d’emplois que de génération de revenus tirés de la vente de ces produits.