community forestry

Description

Olhares Agroecológicos: Análise econômico-ecológica de agroecossistemas em sete territórios brasileiros

Journal Articles & Books
March 2017

A ideia de produzir este livro teve origem em um esforço compartilhado por organizações e redes vinculadas à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) de sistematizar evidências dos benefícios do enfoque agroecológico na gestão técnico-econômica da agricultura familiar, aqui apreendida em suas variadas formas de organização produtiva e expressão identitária.

Kenya - Community Land Act

Legislation & Policies
Legislation
September 2016

From preamble: 

"An Act of Parliament to give effect to Article 63 (5) of the Constitution; to provide for the recognition, protection and registration of community land rights; management and administration of community land; to provide for the role of county governments in relation to unregistered community land and for connected purposes "

Anciãs indígenas Guarani e Kaiowá. Crédito: Ruy Sposati/Cimi

Parecer Jurídico: Cimi analisa impactos da Reforma da Previdência nos direitos dos povos indígenas(Brasil)

Wednesday, March 15, 2017

Neste 15 de março o Brasil irá parar contra a Reforma da Previdência proposta pelo governo Temer. Os povos indígenas também têm a perder com a reforma. Isto porque os indígenas e as indígenas fazem parte da aposentadoria rural. Esta seguridade especial está programada para acabar com a reforma. 

 

Innovative Approach to Land Conflict Transformation: Lessons Learned From the HAGL/Indigenous Communities’ Mediation Process in Ratanakiri, Cambodia

Reports & Research
July 2016

In the Mekong region, conflicts between local communities and large scale land concessions are widespread. They are often difficult to solve. In Cambodia, an innovative approach to conflict resolution was tested in a case involving a private company, Hoang Anh Gia Lai (HAGL), and several indigenous communities who lost some of their customary lands and forests when the company obtained a concession to grow rubber in the Province of Ratanakiri. The approach was developed by CSOs Equitable Cambodia (EC) and Inclusive Development International (IDI) with the support of QDF funding from MRLG.

Um país que não cabe no mapa (Guiné-Bissau)

Autor: Humberto Lopes



De Bissau a Cacheu e ao seu labirinto de tarrafes, de Mansoa a Bafatá e a Gabu, terra de um antigo reino mandinga, de Bambadinca a Buba e ao seu vasto rio, de Quebo a Jemberem, no coração das grandes florestas do sul, de Bolama a Bubaque, no paraíso dos Bijagós. Uma viagem por um país que os mapas não explicam.

Mulheres e agroecologia, a luta é todo dia (Brasil)

Autor: Adriana Galvão Freire

As commodities ambientais e a métrica do carbono

Autora: Amyra El Khalili [1]*

De acordo com o Ministério da Agricultura,  em 2013 o agronegócio brasileiro atingiu a cifra recorde de 99,9 bilhões de dólares em exportações. Soja, milho, cana ou carne ganham os mercados externos na forma de commodities: padronizadas, certificadas e atendendo a determinados critérios e valores regulados internacionalmente.

A Rainha da Selva: Soja destrói a Amazônia e "chantageia o país" (Brasil)

Friday, February 17, 2017

Agronegócio representa metade das exportações brasileiras, o que garante poder político ao setor.

EM APENAS 40 ANOS, o norte do estado de Mato Grosso sofreu uma transformação profunda: o avanço do agronegócio substituiu o cerrado e a floresta amazônica por extensas monoculturas agrícolas, protagonizadas pela soja.

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo

30 July 2017 to 14 August 2017

Location

Belém - Pará- Brasil
Universidade Federal de Viçosa
Belém - Pará- Brasil
Brazil
BR

O Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS), chega a sua 36ª edição, cuja realização será no coração da Amazônia, Belém do Pará, pela Universidade Federal Rural da Amazônia e instituições parceiras, no período de 30 de julho a 4 de agosto de 2017. Constitui-se no mais importante evento da área de solos no país, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), a qual em 2017 completará 70 anos, promovendo o desenvolvimento da Ciência do Solo no Brasil.