communal territory

Description

The concept of communal territory is principally related to agrarian economies based on peasant agriculture where there has been a strong identification of the land within a commune's area with the peasants of the commune working that land.

Foto: Mário Cruz/Lusa

Governo aprova reforma da floresta "para muitas décadas" (Portugal)

Wednesday, March 22, 2017

O Governo aprovou em Conselho de Ministros extraordinário, realizado no Palácio de Monserrate, em Sintra, no Dia Internacional da Floresta, um conjunto de medidas de reforma florestal para responder aos grandes desafios que se colocam em Portugal neste setor.

FAO promove formação para reforçar conhecimentos técnicos em fruticultura (Cabo Verde)

Monday, March 20, 2017

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) promove hoje, Dia Mundial da Agricultura, uma formação em fruticultura, visando reforçar os conhecimentos dos técnicos do Ministério da Agricultura e Ambiente e privados nesta área.

Rosildo da Silva, indígena Jaminawa Arara, vai à CIDH denunciar a demora nas demarcações de terras no Acre. foto: Tiago Miotto/Cimi

Repam leva casos de violações dos direitos humanos da Pan-Amazônia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (Brasil)

Monday, March 20, 2017

Nesta sexta-feira, 17 de março, junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em Washington, nos Estados Unidos, será realizada uma audiência sobre o Direito do Território de Comunidades Indígenas e Comunidades Rurais da Pan-Amazônia. A audiência foi solicitada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR), Caritas da América Latina e do Caribe, Conferência Episcopal dos Estados Unidos, lideranças indígenas e campesinas.

Agricultura Familiar Brasileira: Desafios e Perspectivas de Futuro

Also available in

A Agricultura Brasileira se destaca entre as maiores do mundo e representa uma fonte de alimentos e de matéria prima para muitos países. Nela estão presentes diversos modos de fazer Agricultura, entre os quais a produção Agrícola Familiar, encontrada em extensas e importantes regiões do país. A agricultura familiar no Brasil é crescentemente uma forma social de produção reconhecida pela sociedade brasileira, por suas contribuições materiais e imateriais.

Resource information

March 2017
Anciãs indígenas Guarani e Kaiowá. Crédito: Ruy Sposati/Cimi

Parecer Jurídico: Cimi analisa impactos da Reforma da Previdência nos direitos dos povos indígenas(Brasil)

Wednesday, March 15, 2017

Neste 15 de março o Brasil irá parar contra a Reforma da Previdência proposta pelo governo Temer. Os povos indígenas também têm a perder com a reforma. Isto porque os indígenas e as indígenas fazem parte da aposentadoria rural. Esta seguridade especial está programada para acabar com a reforma. 

 

A coordenadora de Políticas das Mulheres da Sead, Solange da Costa, ao lado do coordenador geral de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional da Sead, Hur Ben Corrêa da Silva

Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos é lançada internacionalmente (Brasil)

Friday, March 10, 2017

Nesta quarta-feira (8), a campanha Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos foi lançada a nível internacional na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Brasília. As ações acontecerão até o mês de novembro e têm como temática os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) participou do lançamento, que ocorreu simultaneamente com diversos países que aderiram à campanha por meio de videoconferência. 

Diálogo com sistemas de Justiça indígenas como forma de resolução de conflitos (Brasil)

Autor: Márcio Rosa da Silva

II Simpósio de Ciência do Solo: Interfaces, desafios e Inovações

9 May 2017 to 12 May 2017

Location

Universidade Federal de Lavras
Av. Doutor Sylvio Menicucci, 1001 - Kennedy, Lavras - MG,
37200-000 Brasil Minas Gerais
Brazil
BR

O ano de 2015 foi considerado pela ONU como Ano Internacional dos Solos. Por este nobre motivo e pelo aprimoramento do conhecimento das necessidades de nossos solos, alunos de graduação, pós-graduação e professores do Departamento de Ciência do Solo (DCS) da Universidade Federal de Lavras iniciaram e se prontificaram para a organização do “I Simpósio de Ciência do Solo: Funcionalidades e uso responsável dos recursos do solo” nesta universidade, que se realizou entre os dias 30 de novembro a 4 de dezembro de 2015.

The Recognition of Customary Tenure in Myanmar

Also available in

This thematic study presents an analysis of customary tenure arrangements in Myanmar and identifies key challenges and opportunities for strengthening the recognition of customary tenure in the country. Drawing on examples from various regions and states, the study highlights key features of customary tenure systems, which vary depending on history, geography, resource base, ethnicity and social organization. It shows that customary tenure includes both communal land and private plots claimed by individuals or households, such as paddy land or permanent upland crops.

Resource information

November 2016