Terrenos sem dono conhecido já não deverão ir para o banco de terras (Portugal) | Land Portal

O PCP insistiu e o Governo aceitou recuar. Pelo menos por agora, porque a ideia é voltar à carga depois do projecto piloto do cadastro simplificado. E, aí, já só será preciso um decreto-lei do Governo. Proposta será votada esta noite no Parlamento.

A identificação de terras sem dono conhecido, que estava prevista avançar no âmbito do diploma que cria um sistema de informação cadastral simplificada e que faz parte do pacote para a reforma das florestas, já não deverá avançar no imediato. Tratou-se de uma imposição do PCP que o Governo acabou por aceitar, no âmbito da negociação do conjunto de diplomas que será votado esta quarta-feira, 19 de Julho, no Parlamento.

O recuo do Executivo surgiu no âmbito das negociações com os partidos que o apoiam no Parlamento, mas não teve o apoio do Bloco de Esquerda, que decidiu que vai votar contra na especialidade, embora admita viabilizar depois o diploma na votação final global.

A ideia era, no âmbito do cadastro simplificado, criar um sistema para determinar quais são os terrenos agrícolas e florestais cujos proprietários não fossem conhecidos e, depois, incluí-los no banco de terras, que está também a ser criado no âmbito do mesmo processo legislativo. O princípio é o de que este tipo de terrenos estão abandonados e por isso os proprietários também não podem ser responsabilizados pela falta de manutenção e limpeza, frequentemente causa de incêndios florestais.

O PCP, contudo, considerou que quem acabaria por ser prejudicado seriam os pequenos proprietários, que arriscavam uma expropriação das suas propriedades. Num primeiro momento, e tal como o Negócios noticiou esta terça-feira, o Governo recuou no sentido de deixar na lei que estes terrenos, sendo florestais, embora fossem para o banco de terras e depois, ao fim de 15 anos – o período do usucapião – passassem para o domínio do Estado, nunca poderiam ser vendidos, mas apenas explorados ou arrendados.

Esta alteração não foi considerada suficiente pelo PCP e o que, segundo o acordo deverá acabar por ficar é que os sem dono conhecido não irão para o banco de terras, mas que a situação poderá ser revista depois de ser realizado o projecto-piloto do cadastro simplificado, nas zonas ardidas este ano.

O Governo, recorde-se, aprovou no início deste mês de Julho uma resolução do Conselho de Ministros que prevê o lançamento de um projeto-piloto de ordenamento do território florestal e apoio à reflorestação das áreas ardidas na sequência do grande incêndio de Pedrógão Grande. Aí se incluirá também a realização de um cadastro simplificado, à semelhança do que acontecerá posteriormente em todo o território nacional. Este projecto piloto abrangerá as áreas dos municípios de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Penela e Sertã.

Ora o que agora fica acordado entre o Governo e o PCP é que, findo este projecto piloto, mais ou menos um ano depois desta lei entrar em vigor, então o Executivo avaliará e definirá o procedimento de identificação, inscrição e registo dos prédios sem dono conhecido.

Na prática trata-se apenas de um atraso no processo, uma vez que os prédios sem dono conhecido também não iriam imediatamente para o banco de terras, mas apenas depois de ser feito o cadastro simplificado, que só terminará em 2019 e de onde sairia, afinal, o seu levantamento.

Para o PCP é uma garantia de que se não avançará no imediato e que, embora depois o Governo possa avançar na mesma e por decreto-lei – sem precisar do apoio dos comunistas no Parlamento –, será sempre possível pedir a apreciação parlamentar do diploma e forçar de novo a um entendimento no Parlamento. 

O pacote da reforma das florestas está ainda a ser votado esta terça-feira na especialidade, um processo que deverá continuar pela noite dentro. Só na votação final global, marcada para amanhã, será conhecido em definitivo o sentido de voto dos vários partidos. 

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page