Sociedade civil lança manifesto contra políticas ambientais do governo Temer (Brasil) | Land Portal

Não dá para mudar o tom da prosa. A visita de Temer à Noruega, o pito que ganhamos do país que sediou, de 1984 a 1987, a primeira Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, da qual resultou o famoso Relatório Brundtland, ou “Nosso Futuro Comum”. “Vocês estão desmatando demais”, disse a primeira-ministra Erna Solberg a Temer na sexta-feira (23). Foi vaga, sem conteúdo, a resposta do nosso ministro do meio ambiente, José Sarney Filho. Talvez para não desanimar demais os cidadãos brasileiros preocupados com questões ambientais, disse que o desmatamento vai baixar. E que, quando baixar, o dinheiro norueguês voltará aos cofres brasileiros. Não disse como isso vai acontecer.


A sociedade civil, porém, preparou uma réplica bem mais substancial à questão, muito menos otimista, um manifesto de cobrança.  Cerca de 130 movimentos sociais, organizações e entidades ambientalistas, indígenas, de direitos humanos e do campo se uniram e  criaram o movimento “Resista” para tentar fortalecer o debate e, sobretudo, chamar atenção dos cidadãos para o que chamam de “desmonte da legislação ambiental”. O desmantelamento virá, segundo a carta escrita a várias mãos e endereçada ao governo federal, sob a forma do Projeto de Lei nº 3.729/2004 de autoria de Luciano Zica – PT/SP ,  Walter Pinheiro – PT/BA ,  Zezéu Ribeiro – PT/BA e outros), que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados e trata da flexibilização das regras do licenciamento ambiental.


Na semana passada, antes de viajar, Michel Temer usou as redes sociais para responder à modelo Gisele Bündchen e passar uma imagem de preocupação com o meio ambiente. Disse que vetaria MPs que tentam desproteger áreas da Floresta Amazônica. Mas, na realidade, o que está por vir é bem pior, segundo os ambientalistas que assinam a carta do “Resista”.


“Às tentativas de aniquilação das políticas de reforma agrária e do uso social da terra, contidas na Medida Provisória (MP) 759, somam-se iniciativas de extinção de Unidades de Conservação, a facilitação e legalização da grilagem de terras e os ataques contra direitos e territórios indígenas. Em conjunto, tais investidas buscam disponibilizar estoques de terras para exploração desenfreada e também para serem negociadas através do projeto que libera a venda de terras para estrangeiros”, diz a carta, que pode ser lida aqui.


No site da Fase, uma das organizações que assinam a carta-manifesto, está a explicação sobre como vai ser a dinâmica do movimento:


“Com atuação nacional e capilaridade em todas as regiões, o grupo atuará em frentes parlamentares, jurídicas e de engajamento social, e não poupará esforços para impedir que o governo e os ruralistas façam o Brasil retroceder décadas em termos de preservação ambiental e de direitos humanos”.


Sim, porque como todos sabemos, a questão não é só a preservação de rios, matas, oceanos, mares, fauna para tentar evitar secas, tempestades e tufões. Os direitos humanos, especialmente de indígenas, trabalhadores rurais, povos que vivem da floresta, estão sendo ameaçados a cada corte de verbas no orçamento do Ministério do Meio Ambiente, a cada movimento que não é feito para cuidar de quem mais cuida do meio ambiente, até por depender diretamente de seus recursos para viver.


“Com o crescimento de desmatamento, 2016 registrou dois tristes recordes: o número de mortes no campo e a quantidade de conflitos por terra. Isso sem contar as barbáries mais recentes, como o brutal ataque ao povo indígena Gamela, no Maranhão, e a chacina de trabalhadores rurais em Colniza, no Mato Grosso. Situações como essas podem ser apenas a ponta de um terrível iceberg”, diz a reportagem no site da Fase, organização criada em 1961, que atua em seis estados brasileiros e sempre se comprometeu com o desenvolvimento local, comunitário e associativo.


Focando mais estritamente o meio ambiente, o Greenpeace é um dos que encabeça o movimento “Resista”. No site da organização, o alerta é para a expansão da fronteira para o agronegócio, mineração, projetos de geração de energia e para outras obras de infraestrutura. Tudo isso com uma visão de que legislação ambiental é um “gargalo” , a impedir o desenvolvimento.


“As MPs 756 e 758, por exemplo, reduzem áreas de proteção na Amazônia, enquanto a MP 759 beneficia a grilagem de terras, elimina o conceito de uso social da terra e extingue a reforma agrária. Outras medidas que liberam a venda de terras para estrangeiros e autorizam o uso indiscriminado de agrotóxicos já foram anunciadas por integrantes do governo. Fica claro que a aprovação de medidas propostas pela bancada ruralista resultará em maior concentração fundiária, inviabilidade econômica de pequenos produtores rurais, beneficiamento da grilagem de terras públicas e mercantilização dos assentamentos rurais e da reforma agrária, além de afastar o Brasil do cumprimento de compromissos internacionais assumidos em convenções sobre clima e sobre biodiversidade.”, diz o texto no site do Greenpeace, anunciando a resistência da sociedade civil.


Aqui eu me permito uma reflexão. No evento convocado pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas dia 5 de junho  houve uma roda de conversa com meus colegas jornalistas em que se debateu sobre o papel da mídia. Devemos, nós que escrevemos sobre questões ambientais, abraçar a causa a ponto de virarmos militantes? Não há conclusões óbvias sobre isso, mas é fato que nosso dever primeiro é informar.


Volto, portanto, ao pito da Noruega no Brasil e busco em arquivos o texto “Nosso Futuro Comum”,  concluído no país em 1987 sob a orientação da primeira-ministra de então, Gro Brundtland. É possível acessá-lo aqui, em português. Lê-lo dará ao leitor a chance de fazer contato com a política socioambiental e econômica que aquele país defende há três décadas. Teorias sólidas sobre crescimento e preservação, sobre desigualdade social, sobre pobreza, sobre as maiores vítimas do descaso ambiental, já estavam na mesa de debates há três décadas. A necessidade de manter as  florestas em pé para ajudar o mundo a não extinguir seus bens naturais é, portanto, uma certeza que vem de longe.


O sistema econômico acabava de ser abalado pela crise dos anos 80, e era preciso pensar num outro modelo de crescimento.


“Muitas das estratégias de desenvolvimento adotadas pelas nações industrializadas são, evidentemente, insustentáveis”, diz o texto de abertura do “Nosso Futuro Comum”. É o que o pessoal do “Resista” está tentando dizer, em alto e bom som, 30 anos depois. E é meu papel informar.

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page