Aumento dos conflitos no campo deve-se ao atual contexto político, diz Pastoral da Terra (Brasil) | Land Portal

A Comissão Pastoral da Terra atribuiu o aumento dos conflitos no campo ao atual contexto político brasileiro. Em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, o representante da Pastoral, frei José Olavio Dotto, apresentou o Relatório de Conflitos no Campo no Brasil de 2016 e dados parciais obtidos pela Pastoral neste ano.


O documento aponta que, em 2016, foram registrados 61 assassinatos em conflitos no campo, o que equivale a uma média de 5 assassinatos por mês. Entre os mortos, 13 eram indígenas, 4 quilombolas, 6 mulheres e 16 jovens de 15 a 29 anos.


De acordo com o relatório, a Amazônia Legal, que compreende toda a região Norte e partes do Maranhão e de Mato Grosso, concentrou 79% dos assassinatos, 68% das tentativas de assassinatos e 89% das agressões físicas e das ameaças de morte em 2016. O estado de Rondônia, além de concentrar o maior número de assassinatos e de presos, foi o segundo estado com o maior número de agredidos e o segundo estado com mais ameaças de morte.


Para José Olavio Dotto, a criminalização dos movimentos do campo chegou a patamares assustadores em 2016.  “A não efetivação da reforma agrária, as extinções de ministérios e autarquias que deveriam se preocupar com os direitos humanos, direitos das comunidades tradicionais e assim por diante, a própria diminuição de recursos e também de pessoal dentro dos órgãos – seja da Funai [Fundação Nacional do Índio], do Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] ou da fiscalização do Ministério do Trabalho – tudo isso cria esse quadro que temos aí", afirmou Dotto.


O relatório da Pastoral da Terra aponta ainda 69 casos de conflitos trabalhistas no campo, sendo 68 de trabalho escravo e 1 de superexploração. A Pastoral é um órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Aumento da violênciaDados parciais de 2017 mostram que, até junho, já foram registrados 40 assassinatos por conflito de terra, o maior percentual já verificado no período, se comparado aos dez últimos anos de realização da pesquisa.


Autor do requerimento para a audiência pública, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) disse que o aumento da violência no campo e também nas cidades é resultado da desigualdade e da exclusão social.


“Isso não é determinação divina, não é acaso, é algo que tem a ver com a estrutura da concentração da terra, da escravidão, da injustiça social, da negação do direito à vida dos povos originários. Agora, quando o aparelho de Estado é ocupado por aqueles que vocalizam seu ódio a esses segmentos, classes, vítimas, excluídos de maneira geral, aí a situação se agrava. Ela não é nova, mas, agora, parece que há por parte das autoridades estatais uma espécie de licença para matar”, afirmou Chico Alencar.


Já o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Paulão (PT-AL), criticou a atuação da bancada ruralista na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Funai com o objetivo de criminalizar movimentos sociais e pesquisadores.


Massacre de Pau D'ArcoO advogado Edemir Batista, do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), citou o massacre no município de Pau D'Arco (PA) como caso não só de omissão, mas de participação de autoridades na violência no campo. "A Polícia Civil e a Polícia Militar que foram lá assassinar os posseiros mortos na fazenda Santa Lúcia. Não foram só os jagunços da fazenda", denunciou o advogado, sobre o episódio que resultou na morte de dez pessoas em maio deste ano.


A procuradora federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal, Deborah Duprat, falou sobre a atuação de empresas de segurança privada nas fazendas. "Em Pau D'Arco, microrregião do Pará, todas as fazendas contam com essas empresas que funcionam à margem de qualquer fiscalização", lamentou.


O defensor nacional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União, Anginaldo Oliveira Vieira, também lamentou a atuação dessas empresas, que classificou como verdadeiras "milícias privadas", e criticou a ausência do Estado na garantia de direitos humanos. "É um verdadeiro cada um por si", afirmou.


Vieira colocou a Defensoria à disposição da comissão para colaborar com a proteção das comunidades tradicionais.


O deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA) vai promover na segunda-feira (19), em Belém (PA), um ato contra a violência no campo. Ele fez um apelo para a punição dos culpados pelo massacre de Pau D'Arco. "Será que nós vamos poder fazer justiça? É muito cruel presenciar fato atrás de fato e tudo fica por isso mesmo", lamentou.

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page