Primeira Sessão Extraordinária do Conselho Consultivo (Moçambique) | Land Portal

O Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, sob direcção de Sua Excelência José Pacheco, realizou o Primeiro Conselho Consultivo Alargado aos Chefes de Departamento das Instituições Central, Subordinadas e Tuteladas do MASA, Empresas Públicas, na Cidade da Matola a 24 de Maio de 2017, com objectivo de avaliar o Balanço do Plano Económico e Social relativo ao Primeiro Trimestre, passar em revista a Matriz de Cumprimento do PES 2016, ponto de situação da preparação do III Conselho Coordenador do MASA, bem como avaliação dos Kits para extensionistas na cadeia de frango e cultura de tomate.


Tomaram parte no encontro, cerca de 100 participantes em representação das instituições do MASA. No final,  Sua Excelência Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, convidou aos presentes de modo a colaborar na busca de mecanismos dos problemas identificados no sector de agricultura, tendo afirmado que maior atenção deve ser dado ao sector de produção de sementes básica e certificadapara dar o salto qualitativo desejado; necessidade de melhorar a eficiência das infraestruturas de irrigação no País, bem como a necessidade de aplicação de preços justos nas operações de campo dos Parques de Máquinas instalados um pouco por todo o território.


Por outro lado os níveis de produção de frango, devem melhorar  e também avançar para a intensificação da produção de hortícolas durante todo o ano através da instalação de estufas. O sector de produção de vacinas deve mobilizar recursos para satisfazer a demanda deste. Melhorar a abordagem estatística que vem sendo aplicado pelos sectores do MASA e por último o desafio do sector da agricultura e pecuária nos próximos anos deve lutar para melhorar as áreas que apresentam maior vulnerabilidade.


De referir que o MASA realiza em cada trimestre uma reunião de Conselho Consultivo do MASA alargado aos Chefes de Departamento, como forma de dar a conhecer a estes últimos sbre o decurso de várias matérias em curso sobre o sector de agricultura e segurança alimentar.

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page