Objectivo do PROSUL (Moçambique) | Land Portal

O objectivo deste projecto é de melhorar a renda dos pequenos produtores nos corredores de Maputo e Limpopo atuando em três cadeias de valor, nomeadamente: hortícolas, fruticultura, mandioca e carnes vermelhas, cuja projecção é de alcançar 20.300 famílias, em 20 distritos das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.


Segundo Mathe, o projecto está estruturado em 25 componentes, com destaque para a horticultura onde uma das componentes chave é a produção em ambiente protegido através do sistema de estufas, a segunda componente é de mandioca promovendo variedades melhoradas de alto rendimento com a colaboração do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique – IIAM e o desafio de ligar a agro-indústria.


A terceira componente, são as intervenções nas carnes vermelhas através de promoção de tanques multiuso e feiras de comercialização do gado com o objectivo de responder os desafios deste sector.


A quarta componente são os serviços financeiros cujo objectivo visa melhorar o acesso aos recursos financeiros dos beneficiários do projecto, como são os casos de crédito, poupança, seguros entre outros, dadas as limitações do ponto de vista de capacidade técnica para providenciar serviços do género. Deste modo foi previsto uma subcomponente de assistência técnica para inovação e expansão com objectivo de capacitar as instituições micro-financeiras que operam na área do projecto.


O encontro organizado pelo Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, através do Fundo de Desenvolvimento Agrário em coordenação com o consórcio Incomati Lda, com objectivo de lançar o programa que marca o inicio do processo de recepção de propostas de instituições interessadas indicando as áreas sobre as quais pretendem que sejam capacitadas de modo a melhorar as suas habilidades e capacidades de garantir o acesso aos serviços financeiros para o desenvolvimento do agro-negócio nos corredores de Maputo e Limpopo e na área geográfica do projecto.


Referiu que os desafios que se seguem tem a ver com a divulgação massiva da iniciativa junto destas e outras instituições financeiras, bem como outros actores da cadeia de valor incluindo empresas da área do agro-processamento e sector privado como tal.


A terminar, sublinhou que nos próximos três meses o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, através das parcerias, vai efectuar o lançamento da linha de crédito estimado e cerca de 2 milhões de dólares Norte-Americanos para financiar o desenvolvimento do agro-negócio em particular as cadeias de valor do PROSUL.

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page