FAO promove formação para reforçar conhecimentos técnicos em fruticultura (Cabo Verde) | Land Portal

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) promove hoje, Dia Mundial da Agricultura, uma formação em fruticultura, visando reforçar os conhecimentos dos técnicos do Ministério da Agricultura e Ambiente e privados nesta área.

A formação de cinco dias terá lugar no Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), em São Jorge dos Órgãos, no âmbito do Projeto TPC/CVI/3603 “Relance des cultures fruitières au Cabo Verde”, sob o tema “Técnicas de produção de plantas, instalação e condução de bancos de germoplasma e pomares”.

Segundo informações disponibilizadas à Inforpress pela FAO, em Cabo Verde, a formação tem como propósito dotar os 25 formandos, sendo que os privados são afectos ao setor da fruticultura, de um conjunto de conhecimentos de “fácil compreensão” e de competências para melhorar o seu desempenho no domínio da fruticultura.

A melhoria da capacidade técnica dos participantes na selecção e produção de plantas de qualidade, o reforço dos conhecimentos dos formandos na identificação e controle das principais pragas e doenças das fruteiras e munir os formandos de conhecimentos sobre técnicas de colheita, acondicionamento e comercialização de frutas, estão entre os objectivos específicos do curso.

Os técnicos formados, de acordo com a mesma fonte, serão formadores dos agricultores beneficiários e viveiristas a nível das respectivas delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente, ou seja, 16 em todo o país, com o enquadramento da coordenação do projecto em parceria com os responsáveis das referidas delegações.

A formação, a ser ministrada pelos técnicos do INIDA, da Direcção-geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária (DGASP) e também técnicos afectos ao TPC/CVI/3603 “Relance des cultures fruitières au Cabo Verde”, estará sob a responsabilidade do coordenador do referido projecto, o engenheiro Paulo Lopes.

O curso terá seis módulos, o primeiro dos quais sobre “Generalidades sobre a fruticultura”, que vai abordar temas como a “Importância económica da fruticultura em Cabo Verde”, “Produção orgânica das frutas, “Potencialidades para implementação da fruticultura” e “Constrangimentos ao desenvolvimento da fruticultura”.

O segundo módulo, “Preparação, instalação e condução de viveiros” vai falar sobre “Escolha do terreno”, “Acessibilidade” e “Factores de produção”, o módulo três “Preparação, instalação e gestão de banco de germoplasma e pomares” vai destacar “Espécies e Variedades”.

O quarto módulo “Práticas culturais em fruticultura” terá em destaque “Densidade de plantação”, “Adubação/Estrumação”, “Rega e ferti-irrigação”, o módulo cinco “Gestão das principais pragas e doenças” vai discutir “Pragas de fruteiras, “Doenças de fruteiras” e “Técnicas de controlo de pragas e doenças nas fruteiras”.

O último módulo “Colheita e acondicionamento” vai ocupar-se de temas como “Período de colheita”, “Selecção, calibragem e embalagem” e “Condicionamento, transporte e comercialização”.

O Dia Mundial da Agricultura, 20 março é uma data instituída para recordar a importância desta prática na vida humana e reconhecer as pessoas que se dedicam a cultivar as suas terras para produzir os alimentos necessários.

Neste momento, a FAO está a financiar no país o projecto “agricultura urbana e periurbana, que tomou a Cidade da Praia como experiência piloto,com o objectivo de melhorar a segurança alimentar nas cidades e aumentar a disponibilidade de frutas e legumes nos mercados.

Preconiza, igualmente, aumentar e diversificar a produção hortícola na periferia das cidades, melhorando desta forma o abastecimento dos mercados urbanos ao longo de todo o ano.

Por outro lado, a agricultura familiar, que representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades, assegura 99% da produção em Cabo Verde 

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page