MP 759 de 2016 – Inovação e Desburocratização para uma melhor Governança de Terras (Brasil) | Land Portal

No final de 2016 foi publicada no Diário Oficial a MP759 (Medida Provisória), que criou novas regras gerais para regularização fundiária rural e urbana. Ela inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais para regularização de núcleos urbanos informais – conhecidos como “favela” ou “área de invasão” – consolidados e existentes até o dia 23 de dezembro. Também atualiza leis como a 8.629/1993 e 11.952/2009, que tratam da reforma agrária e da regularização fundiária na Amazônia Legal. O objetivo desta medida provisória foi unificar e tornar mais rápida a regularização fundiária no país para os casos que já existiam, e dificultar a formação de novas áreas de invasão.


A principal crítica que tem sido feita é que o governo implantou essas regras por meio de uma Medida Provisória, sem discutir com a sociedade. Entretanto, a discussão está acontecendo no Congresso, tanto que os parlamentares já apresentaram mais de 700 emendas ao projeto. Além disso, mesmo a lei 11.977/09, que criou o Minha Casa MInha Vida, surgiu de uma Medida Provisória, e nem todos os seguimentos da sociedade foram ouvidos em sua formulação. Precisamos também reconhecer que a regularização fundiária é um tema urgente para o País, pois permite que outras políticas públicas de desenvolvimento econômico e social sejam implementadas.


Mudanças para imóveis rurais


Esta medida provisória, MP759, tem um espírito inovador, com a intenção de tornar o processo de Regularização Fundiária menos burocrático, mais acessível e mais rápido. No campo, possibilita que áreas fora da Amazônia Legal sejam regularizada nos moldes do Programa Terra Legal (Lei nº 11.952/2009). Ela autoriza o INCRA a conceder o título de propriedade aos posseiros em áreas de sua propriedade e da União, inclusive assentamentos, reconhecendo a boa-fé do ocupante e seu vínculo produtivo com a área ocupada.


Para evitar que o beneficiário venda a terra, foram estabelecidas restrições que evitam a reconcentração, como a proibição da venda por um período de 10 anos e que esta terra participe da formação de um novo imóvel com mais de dois módulos fiscais. Um módulo fiscal é uma unidade de medida, em hectares, cujo valor é fixado pelo INCRA para cada município levando-se em conta: (a) o tipo de exploração predominante no município (hortifrutigranjeira, cultura permanente, cultura temporária, pecuária ou florestal); (b) a renda obtida no tipo de exploração predominante; (c) outras explorações existentes no município que, embora não predominantes, sejam expressivas em função da renda ou da área utilizada;  (d) o conceito de “propriedade familiar”.


Além disso, o artigo 3º autoriza o INCRA a doar áreas de sua propriedade, sem licitação. Isto em certa medida vem tendo bons resultados no Terra Legal, mas possibilita a destinação indevida dessas áreas dada a debilidade da governança de terras no país.


Outra inovação da MP759 é tratar de áreas rurais e urbanas de forma conjunta, levando em consideração o território nacional como um todo. Isso possibilita a regularização de imóveis situados na zona rural, desde que o núcleo informal possua ocupação e destinação urbana.


Mudanças para imóveis urbanos


Ao tratar da regularização fundiária urbana trouxe dispositivos inovadores, como:


o conceito de informalidade utilizando o termo “núcleo urbano informal”;

a “legitimação fundiária”, como modo originário de aquisição da propriedade;

a desburocratização dos procedimentos de aprovação e registro;

a criação controversa do “direito de laje”;

a possibilidade de arrecadação dos imóveis privados abandonados para fins de regularização fundiária, no caso em que o proprietário não detiver a posse e ser inadimplente com as obrigações fiscais da propriedade (IPTU e ITR).


Outro ponto que promete agilizar o processo de regularização fundiária é a realização do procedimento administrativo e dos atos de registro preferencialmente por meio eletrônico, conforme previsto nos arts. 37 a 41 da Lei nº 11.977/09, mas funcionando em âmbito nacional. Este meio será o Operador Nacional do Sistema de Registro de Imóveis Eletrônicos (ONR), implementado pelo IRIB. A implantação do ONR requer a padronização dos procedimentos administrativos realizados pelos cartórios. Hoje cada estado tem o seu procedimento. Esta padronização deverá ser feita através de ação do Conselho Nacional de Justiça e Corregedoria Nacional ou pela criação de um Colégio Registral com caráter normativo.


Repercussão


As inovações e os novos institutos jurídicos foram bem recebidos no meio jurídico, inclusive pelo fato de que diversos deles já existem em outros países. Por exemplo, o Direito de Laje já é disciplinado por lei na Espanha, o que facilita o reconhecimento dos direitos imobiliários consolidados.


Portanto, a MP 759 de 2016 e sua regulamentação podem gerar incertezas no curto prazo. Mas, se forem garantidas as melhorias necessárias nos procedimentos de registros e uma efetiva fiscalização, é possível afirmar que, em médio e longo prazo, a medida provisória traz consigo grande potencial de melhora no ordenamento territorial e da governança de terras no Brasil,  aumentando assim, a segurança jurídica da propriedade.


O texto integral da MP 759 pode ser visto aqui.

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page