China e Brasil bem posicionados para impulsionar agricultura em África | Land Portal

2016/03/14 

Fonte: Macauhub

Foto: Macauhub


China e Brasil bem posicionados para impulsionar agricultura em África

   

A China e o Brasil são dois países que estão bem posicionados para impulsionar a agricultura em África, sector cujo crescimento é encarado como vital para o desenvolvimento do continente, de acordo com analistas.


Um artigo publicado na semana passada pelo Institute for Development Studies aponta como indicação do “aumento da influência da China e do Brasil em África” a recente abertura do escritório de Joanesburgo do Novo Banco de Desenvolvimento, anteriormente conhecido por Banco de Desenvolvimento dos BRICS, que deverá começar a conceder crédito já em Abril.


A agricultura, refere o mesmo artigo, é uma “grande área de envolvimento para a China e Brasil no continente”, e ambos os países estão “particularmente bem posicionados para ajudar os países africanos a desenvolver os seus sectores agrícolas.”


“A China oferece parcerias favoráveis a ambos os lados com pragmatismo sem paralelo, que são muito bem recebidas como alternativa a uma indústria de assistência cada vez mais obsoleta. O Brasil oferece tecnologia tropical, que tem reputação de ser bem adaptada aos climas e solos de África”, adianta.


O envolvimento de ambos os países no sector agrícola em Moçambique é abordado pelos investigadores Kojo Amanor e Sérgio Chichava num artigo publicado em Fevereiro, em que afirmam que a cooperação Sul-Sul é cada vez mais vista como capaz de “facilitar e complementar outras fontes de assistência”, criando condições para um aumento da cooperação “multilateral e multipolar.”


“O desenvolvimento agrícola é uma componente importante das relações da China e do Brasil com os Estados africanos. Ambos os países estão entre os cinco maiores produtores agrícolas do mundo (…), têm sectores de agro-negócio poderosos que operam nos mercados globais e se expandem através de fusões e aquisições”, afirmam.


O envolvimento de ambos os países em Moçambique tem sido muito estudado, dada a importância de alguns apoios prestados – um empréstimo bonificado de 50 milhões de dólares (2010) para construção de 3 fábricas de processamento (algodão, arroz e milho) e uma linha de crédito de longo prazo do Banco de Exportações e Importações (ExIm) da China (60 milhões de dólares, 2012) para um complexo agro-pecuário no distrito de Chokwé.


Segundo os investigadores, a cooperação chinesa no sector usa “duas avenidas” – o Centro de Investigação e Transferência de Tecnologia Agrárias do Umbelúzi (CITTAU), criado em 2011, que faz testes e adaptação de sementes, além de prestar formação e contratos de fornecimento entre empresas chinesas e agricultores locais.


As principais empresas envolvidas são a Wanbao Africa Development Agriculture Limited (WAADL), considerada pelo Banco de Desenvolvimento da China como a empresa chinesa com maior actividade no continente, Lianhe Africa Agriculture Development Company, China–Africa Cotton Mozambique Ltd. (CACM), Sunway International, China Africa Agriculture Co, Agricola CCM e Hubei Lianfeng.


“Baseando-se em envolvimentos a longo prazo, a cooperação para o desenvolvimento e investimento agro-industrial em Moçambique expandiu-se nos últimos anos. Tomar conta de velhas explorações agrícolas estatais, incentivando sementeiras de diversas colheitas, para colmatar défices alimentares locais, é prioritário. Isto tem tido um forte apoio chinês”, e a expansão “deverá continuar”, afirmam.


Já as iniciativas brasileiras em Moçambique, tal como no Gana, estão, adiantam, “estruturadas em torno da protecção social, transferência de tecnologia e exportação de produtos agro-industriais brasileiros.”


Para os investigadores, Moçambique favorece investimentos em larga escala e há maior cabimento para aquisição de terras por empresas chinesas e brasileiras. (Macauhub/BR/CN/MZ)

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page