STP mudo e surdo face ao crescimento do milho importado da China (São Tomé e Príncipe) | Land Portal

No país de mudos e surdos em que São Tomé e Príncipe, está a ser transformado, o eco do protesto de Elsa Garrido e da Associação Pro-Ambiente – STP, contra a introdução no território nacional de milho importado da China sem as devidas análises laboratoriais e o estudo de impacto ambiental, não chegou as regiões mais isoladas do país.


Regiões por sinal dominadas por agricultores, que mais tarde poderão vir a introduzir o milho dito híbrido nas suas parcelas de terra. O eco do protesto não chegou a todo o território nacional, porque os órgãos de comunicação social do Governo, nomeadamente a TVS e a Rádio Nacional, nunca deram qualquer cobertura ao protesto do movimento cívico.


Elsa Garrido, empreendeu durante 19 dias, uma greve de fome diante da embaixada de São Tomé e Príncipe em Portugal. Um protesto de fome contra a sementeira na sua terra natal de uma espécie de milho, que não tem nada a ver com a espécie original do milho semeado nas ilhas, e que no passado gerou centenas de toneladas, que abastecia o mercado nacional e produzia ração.


Porque não é a primeira vez nos últimos 40 anos, que São Tomé e Príncipe, aposta no aumento da produção do milho para produzir ração animal. Na década de 80 do século passado, os são-tomenses, viram a região de Pinheira transformada num celeiro de milho, que alimentava as populações e produzia ração.


O mesmo acontecia nas regiões agrícolas de Amparro II, Canavial, o terreno hoje transformado em bairro residencial (Campo de Milho), nos arredores da capital. Aliás o bairro tem este nome, porque na década de 80 até o início dos anos 90, era mesmo um enorme celeiro de milho em São Tomé. Milho de origem nacional.


Hoje a zona de Mesquita, está a receber uma espécie de milho que a imprensa internacional definiu como sendo transgénico. Apesar de ainda não existir resultado do exame laboratorial do Centro de Investigação Agronómica e Tecnológica de São Tomé e Príncipe, sobre a variedade do milho importado da China, o Governo baptizou-o como sendo híbrido.


Surdo e mudo São Tomé e Príncipe, assiste o crescimento do milho que para desenvolver e produzir tem-se que aplicar insecticida. Nem o Presidente da República Evaristo Carvalho, que visitou Portugal durante 7 dias, ouviu as lamentações de Elsa Garrido.


Mas, o protesto de fome que a cidadã empreendeu durante 19 dias, despertou a comunidade internacional. Várias Organizações Internacionais, intelectuais, e críticos do espaço europeu e africano, solidarizaram-se com o protesto.


Mudo e surdo, São Tomé e Príncipe, vagueia sem norte no seu «Kuá ê dá, ê dá» «o que der e vier».

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page