No Dia Internacional De Lutas Camponesas, Via Campesina Convoca Mobilização Mundial (Brasil) | Land Portal

17 de abril 2017 Dia Internacional de Lutas Campesinas: Direitos dos Campesinos, Direitos Humanos! Avançamos para uma declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses e outras pessoas que trabalham em zonas rurais!


O Movimento Camponês Internacional, a Via Campesina chama a todos seus membros e aliados a mobilidade no dia 17 de abril, Dia Internacional de Luta Campesina. Este ano queremos que o mundo saiba que os camponeses e camponeses e outras pessoas que trabalham na zona rural tem trabalhado muito duro por seus direitos. É iniciada a luta dos Direitos dos Campesinos, iniciada a faz 15 anos pela Via Campesina, é a agora vivencia um processo avançado dentro das Nações Unidas faça uma Declaração dos Direitos dos Camponeses e outras pessoas que trabalham na zona rural. Esta Declaração, se a provada, criar um instrumento Internacional para proteger os direitos e chamar atenção sobre as mazelas e a discriminação que sofrem os campesinos e outras pessoas que trabalham na zona rural.


A necessidade de uma Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Campesinos e outras pessoas que trabalham em zonas rurais é mais urgente e evidente no século XXI. Os campesinos, que produzem a maior parte dos alimentos consumidos mundialmente, seguem enfrentando a criminalização a descriminalização os lançamentos e a Perseguição apesar de existência de inúmeros instrumentos legais internacionais para o reconhecimento e a proteção de seus direitos.


Os Direitos Básicos dos Camponeses são cada vez mais vulneráveis a medida em quem se agrava a crise econômica e ecológica. Esta situação está estritamente relacionada às violações dos Direitos Humanos: expropriação das terras, despejos forçados, discriminação de gênero, ausência de direitos a terra e falta de desenvolvimento rural, baixa renda e falta de acesso aos meios de produção, proteção social insuficiente e criminalização dos movimentos que defendem os Direitos dos Camponeses e das pessoas que trabalham na zona rural.


Por exemplo, na África mais de 70% da produção e o cuidado da Agricultura é realizado por mulheres, porém há pouco reconhecimento de seus direitos em relação à propriedade de bens, o acesso ao crédito, a informação e à participação nas decisões das políticas, etc. No Brasil, a pesar de muitos anos de lutas camponesas por uma Reforma Agrária Integral, há falta de uma distribuição justa da terra persiste. Na Europa, a Política Agrícola Comum e a desregulação do mercado do setor lácteo afeta a centenas de milhares de agricultores familiares. Na Ásia, igual ao resto do mundo os trabalhadores os Tratados de Livre Comércio e os Tratados Bilaterais tem destruídos os mercados locais e continuam ameaçando as formas locais e tradicionais de Agricultura e de intercâmbio entre agricultores. A concentração de terra está aumentando afetando a medida que alguns agricultores afetados se veem obrigados a vender suas terras. Por último, a participação dos jovens na agricultura em está em suas horas mais baixas.


Fazemos um chamamento mundial para comemorar o Dia Internacional das Lutas Campesinos e continuar trabalhando para reforçar a Soberania Alimentar, a luta contra as Mudanças Climáticas e a conservação da diversidade; lutar por uma autêntica Reforma Agrária e uma melhor proteção contra a acumulação de terras; continua conservando, usando e intercambiando nossa semente; e fortalecer a solidariedade entre os próprios campesinos. Isso nos fortalece para defender nossas terras contra os interesses das empresas transnacionais, a perseguição e a violência contra os campesinos e contra outras pessoas que trabalham nas zonas rurais.


Este ano, em julho, no País Vasco, a Via Campesina celebrará sua VII Conferência Internacional para produzir nossas análises da crise atual e acordar sobre as linhas estratégias de ações para fortalecer nosso movimento, como uma expressão da voz dos Camponeses e Camponesas a nível Mundial.


Também fazemos um chamado aos países para que apoiem a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos Campesinas e outras pessoas que trabalham em zonas rurais. Mobilizaremos nossos membros e aliados para pressionar nossos governos e para garantir o êxito na próxima negociação na Quarta sessão do Grupo de Trabalho Intergovernamental de Composição Aberta sobre os Direitos Campesinos e outros pessoas que trabalham na área rural, no Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra. Acreditamos que, ao defender os Direitos dos Campesinos e outras pessoas que trabalham na zona rural, a humanidade também ganhará.


Una-se a nós neste 17 de abril de 2017 organizando manifestações, pressionando os governos, organizando debates e discussões públicas, projeções de películas/vídeos, mercados de agricultores ou feiras, festivais e ações solidárias. Todas as ideias e planos são bem-vindos! Compartilhe, enviando a lvcweb@viacampesina.org para que possamos recolher e divulgar previamente em nosso mapa de ações a nível mundial. Enviamos também fotos, áudios e vídeos.


É vital que nossos direitos é vital que nossos Direitos como Campesinos sejam garantidos. O acesso à terra e essencial é essencial para uma vida digna no campo e para conseguir a Soberania Alimentar para todos os povos do mundo Mirim e compare vejo e Compartilho para Todos os povos do mundo. Vejam e compartilhem nosso novo vídeo, disponível aqui!


Descarregue o carta em alta resolução para web ou impressão em A3 para o pôster aqui!


Seguimos na Rede Sociais: @via_campesina e https://www.facebook.com/viacampesinaOFFICIAL


Para mais informações sobre o processo dentro da ONU, basta um clique aqui.


Alimentamos nossos Povos e Construímos um Movimento para Mudar o Mundo!


Por Via Campesina Internacional 


Tradução livre: Comunicação MPA

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page