Via Campesina realiza Conferência Internacional sobre Reforma Agrária no Brasil | Land Portal

Fonte:Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

6 de abril de 2016 15h14


Via Campesina realiza Conferência Internacional sobre Reforma Agrária no Brasil

As lutas pela terra, água e territórios são centrais na luta pela soberania alimentar.


Da Via Campesina



Este ano completa-se 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, onde 19 trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra foram assassinados em sua luta legítima por território. 



Este feito ocorreu em 17 de abril de 1996 e, desde então, a Via Campesina instituiu esta data como Dia Internacional de Lutas Camponesas, é nesse marco de memória e resistência, que organiza a Conferência Internacional de Reforma Agrária, que busca atualizar o debate sobre esta temática junto a seus membros e aliados como a Marcha Mundial de Mulheres, World Forum of Fisher People, Organización de Pueblos Indígenas, CIP, Fian Internacional, Grain, ETC, LRAN e Amigos de la Tierra Internacional.



A Conferência acontece de 13 a 17 de abril no estado do Pará, Brasil. Entre as principais mesas de debates estão: Estudos sobre a natureza do projeto do capital e do agronegócio; a natureza do projeto de reforma agraria popular, e os desafios do movimento campo e cidade na construção de uma agenda de ações unitárias. 



O evento contará com a presença de 200 delegadas e delegados da África, Ásia, Europa, Oriente Médio e das Américas. A atividade se encerrará com um ato internacional de solidariedade, mística e justiça, que se realizará no mesmo horário e lugar em que ocorreu o Massacre de Eldorado dos Carajás.



Para a Via Campesina o tema da terra é central na luta pela Soberania Alimentar, por isso que considera importante ter este espaço de reflexão e construção coletiva, em um contexto de acumulação e desapropriação, de fome e criminalização que vive o campesinato em sua luta por acesso a este bem comum.



Nesse sentido, a Reforma Agraria que defende a Via Campesina não só deve assegurar o acesso e controle sobre a terra para quem nela trabalha, mas que deve assegurar a Soberania Alimentar mediante a produção de alimentos saudáveis, a través de sistemas agroecológicos.



Além disso, deve garantir condições e direitos básicos como a saúde, educação, tecnologia e cultura a toda população do campo. Um projeto que não se limite somente ao campesinato, as que deve ser visto como uma alternativa aos problemas estruturais do campo e de toda a sociedade. 



Neste contexto, para um movimento global como a Via Campesina também é estratégico construir elementos comuns para incidência em políticas públicas, e também fortalecer  a unidade e solidariedade nas lutas nos territórios.

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page