Gostaria de unir esforços com o Land Portal na construção de um ecossistema de informação e dados sobre a governança da terra? | Land Portal

Segundo convite à manifestação de interesse:

Parceria para a provedoria de informação ou dados nacionais ou regionais sobre terra

A Fundação Land Portal está à procura de parceiros nacionais ou regionais para a construção de um ecossistema de informação e dados sobre governança da terra. A Fundação Land Portal está particularmente interessada em trabalhar com fornecedores de informação bem estabelecidos ou com organismos relacionados com a terra que queiram desenvolver os seus serviços de informação. O objetivo de cada parceria é criar uma ligação sustentável entre a recolha e a utilização de conteúdos em locais específicos e a agregação de conteúdos de todos os níveis e promover a sua utilização globalmente. A parceria terá por objetivo aumentar a disponibilidade e a acessibilidade de conteúdos relacionados com a terra a partir do sul global, desenvolvendo abordagens e padrões comuns para a partilha e o intercâmbio de dados. A Fundação Land Portal está interessado em constituir colaborações a longo prazo.

Critérios chave para a elegibilidade dos parceiros:

  • Têm uma grande consciência da importância da informação e dos dados e um forte envolvimento na sua gestão e utilização nas suas atividades.
  • Estão empenhado em Open Data (dados abertos) e estão dispostos a partilhar o seu conteúdo com um ecossistema de fornecedores de informação;
  • São fornecedores de informação bem estabelecidos que funcionam a nível nacional ou regional.
  • Constituem uma rede ou uma federação de organizações e têm a competências para criar capacidades na sua rede.
  • Estão focados em questões de terra ou a terra é uma forte componente para o seu trabalho.
  • Estão interessados no potencial de uma parceria de longo prazo com a Fundação Land Portal e na possibilidade de uma colaboração mais alargada.

Benefícios mútuos da parceria com a Fundação Land Portal

A Fundação Land Portal está interessada em:

  • Desenvolver a capacidade dos parceiros locais para o uso de informação e dados abertamente.
  • Integrar conteúdos locais sobre questões fundiárias, incluindo informações estatísticas sobre a propriedade da terra, concessões, transações e direitos sobre a terra, bem como outros conteúdos, tais como publicações, vídeos, notícias e relatórios nas páginas dos países, no Land Book (Livro da Terra) e na Land Library (Biblioteca da Terra).
  • No envolvimento de parceiros locais no incentivo para a participação em debates sobre questões fundiárias a nível nacional, regional ou global.
  • Na Cooperação com parceiros locais no desenvolvimento do ecossistema de informação sobre a terra local e globalmente.

A Fundação Land Portal oferece:

  • Assistência técnica e aconselhamento, especialmente relacionado com o Open Data (LOD), o que significa disponibilizar o conteúdo abertamente através de licenças abertas e formatos abertos.
  • Conteúdo global e conteúdo comparativo entre países similares.
  • Orientação e ajuda na utilização da informação para atingir objetivos estratégicos.
  • Modelagem e integração de dados.
  • Diretrizes e suporte de capacidade para disponibilizar conteúdos abertamente.
  • Fundos para cobrir o desenvolvimento técnico para a melhoria e a partilha de dados.
  • Apoio à comunicação e promoção de conteúdos.
  • Uma rede global em expansão.

A Fundação Land Portal procura continuamente alargar a gama e a qualidade dos serviços que oferece. É neste contexto que a Fundação Land Portal está interessada em parcerias com organizações motivadas para compartilhar informações de boa qualidade sobre as quais a política de terras, a nível nacional e global, se possa fundamentar. É essencial que os parceiros estejam genuinamente interessados e empenhados em colaborar com a Fundação Land Portal.

Ao ser um parceiro da Fundação Land Portal, você terá a oportunidade de:

  • Compartilhar dados estatísticos ou metadados de dados bibliográficos, mas também outros conteúdos, tais como mapas, gráficos, notícias, etc., e contribuir para o desenvolvimento colaborativo de uma arquitetura compartilhada de dados abertos. O objetivo é promover o compartilhamento efetivo de dados e de informação, reduzir a sua duplicação e aumentar a visibilidade e o alcance dos mesmos, permitindo que parceiros e provedores de terceiros acedam facilmente a conteúdos que possam ser representado e adaptado às suas próprias audiências e contextos.
  • Desenvolver abordagens compartilhadas para o referenciamento de dados e de informação, garantindo a qualidade e a categorização de dados e de fontes de informação.
  • Desenvolver abordagens de trabalho e de apoio sustentáveis para a construção de capacidades e de aprendizagem.

A Fundação Land Portal e os seus parceiros trabalharão em conjunto para:

  • Assegurar a qualidade de conteúdos e serviços.
  • Estabelecer abordagens compartilhadas de comunicação, monitoramento e avaliação.
  • Colaborar na inovação técnica e, potencialmente, em angariação conjunta de fundos.
  • Participar na promoção cruzada dos parceiros e dos seus conteúdos.

Os parceiros serão identificados através de um processo de concurso. As organizações interessadas são convidadas a apresentar manifestações de interesse.

Os parceiros potenciais devem apresentar expressões de interesse curtas (não mais de 2 páginas) descrevendo as informações que têm para oferecer e como beneficiariam ao colaborar com o Land Portal, de acodo com o seguinte formulário:

----------- FORMULÁRIO ----------- 

(copiar e enviar preenchido para laura.meggiolaro@landportal.info, cc  lisette.meij@landportal.info, cc henrique.piresdossantos@landportal.info)

Assunto: Chamada à Expressão de Interesses

 

Expressão de Interesse nacional ou regional para uma parceria de informação e de dados sobre terra

1. Identidade do projeto

Nome da organização *

Tipo de organização *

Endereço legal *

País *

Website * http://

Foco geográfico *

Foco temático *

Nome *

Posição na Organização -  

Endereço de email *

Outros dados de contato

 

2. Resumo do projeto

Resuma o seu interesse específico em trabalhar com o Land Portal em 150 palavras (compartilhe conteúdo aberto, debate on-line sobre questões de terra, desenvolvimento de capacidade, etc.).

  •  

3. Compromisso e consciência da partilha de dados abertos (linked open data) *

Descreva o seu compromisso e a sua consciência sobre partilha de dados abertos em 200 palavras.

  •  

4. Serviços de informação *

Descreva os serviços de informações baseados na Web fornecidos pela sua organização e inclua links relevantes de conteúdo que você gostaria de compartilhar com o Land Portal. Não use mais de 200 palavras..

  •  

5. Capacidade da rede *

Descreva as suas ligações ou conexões com outras organizações a nível nacional ou regional e a sua capacidade para construir redes em 200 palavras.

  •  

6. Relação com questões de terra *

Descreva a relação do seu trabalho com a governança da terra e o seu compromisso para expandir ou construir sobre isso em 200 palavras.

  •  

(copiar e enviar preenchido para laura.meggiolaro@landportal.info, cc  lisette.meij@landportal.info, cc henrique.piresdossantos@landportal.info))

----------- FIM -----------

Contatos e perguntas

Por favor, envie qualquer dúvida por e-mail para:

Laura Meggiolaro, Coordenadora do Land Portal

Fundação Land Portal

Email: laura.meggiolaro@landportal.info e cc para lisette.meij@landportal.info, cc cc henrique.piresdossantos@landportal.info)

 

Data limite

O prazo para apresentação de manifestações de interesse é 20 de Novembro de 2016.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página